Seguidores e Leitores deste Blog

contato, dúvidas, envio de fotos, fale conosco.

Nome

E-mail *

Mensagem *

traduza este blog

quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Jequitiranabóia: conheça este inseto cercado de mitos e lendas.

O Jequitiranabóia ou cobra-voadora é um inseto quase inofensivo e que apresenta características que lhe deram inúmeras crendices e lendas. Esses insetos são parentes das cigarras e vaga-lumes.
Habitam muitos países da América do Sul, quase todo o Brasil, Venezuela, Peru e Colômbia. Nestes países vivem nas florestas tropicais e seus hábitos são noturnos. Nas grandes cidades são atraídos pela grande luminosidade.
Medem cerca de 10 cm de comprimento, sua cabeça parece muito com a casca de amendoins, lembrando a cabeça de uma cobra. Suas asas são amareladas, cheias de pontos escuros, pequenos e grandes que lembram os olhos de uma coruja. Quando pousadas andam de lado e para trás.
Existem espécies em regiões do mundo como Japão, Hawaí, Malásia e Bornéu,  em que esses insetos são considerados como uma praga agrícola que causa grande dano nas plantações.
Sua reprodução é igual a das primas cigarras: colocam seus ovos nos galhos de árvores, as larvas nascem e vivem sob a terra sugando a seiva de raízes, sobem para as vegetações para completarem sua forma larvária, forma a crisálida e depois vivem a fase adulta do inseto.
Seus maiores predadores são aves, mamíferos, répteis e anfíbios. Em muitos lugares o Jequitiranabóia é temido, pois acham que se ele pousar sobre uma pessoa ou um galho, este secará até a morte. Em outros lugares dizem que se uma pessoa for ferroada, ela deve ter relações sexuais em menos de 24 horas para não morrer...
Lendas e crenças à parte, se um inseto se alimenta de plantas venenosas ou que produzam alguma substância tóxica ou mesmo suga uma planta infectada por alguma bactéria, picando alguma coisa, claro que pode passar algo para quem for picado. Dependendo da substância tóxica passada e do tratamento adequado ou não, essa pessoa pode passar mal e até morrer. Uma planta debilitada que tiver sua seiva sugada por inúmeras Jequitiranabóias, perderá força e definhará. Não existe nenhum caso confirmado de óbito de humanos decorrente da picada deste inseto.
Quanto ao apetite sexual, cada um tire suas conclusões...
Este inseto é tão perigoso como uma cigarra ou um vaga-lume.

imagens-ilustrativas-relacionadas-ao-inseto-jequitiranabóia.














no link abaixo veja uma cobra-voadora.

texto pesquisado e escrito pelo autor do blog.
fotos copiadas da net.
vídeo compartilhado do you tube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTE AQUI UMA MENSAGEM.