Seguidores e Leitores deste Blog

contato, dúvidas, envio de fotos, fale conosco.

Nome

E-mail *

Mensagem *

traduza este blog

quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Rã: conheça mais sobre este anfíbio que se mexe depois de morto.

Ontem de noite conversando com minha amiga Lucia de Fátima Félix, que me dizia já ter comido de quase tudo por motivos econômicos.Ela me afirmou não ter tido coragem de comer rã pois ela se mexia mesmo depois de estar morta e sem a pele. Resolvi pesquisar à respeito pois, quando criança, também havia assistido a mesma coisa e não entendia o motivo.
A Rã é um anfíbio que habita várias regiões do planeta, onde vive nas beiras de rios, riachos, lagos e diversos locais com água doce. No Brasil é amplamente encontrada. Os machos emitem um coaxar noturno para atrair fêmeas para acasalar e também para demarcar sua área.
São animais carnívoros e se alimentam de insetos, vermes e outros animais pequenos. Capturam suas presas usando uma língua comprida e grudenta. São anfíbios que possuem pulmão mas respiram pela pele e sua reprodução acontece quando uma fêmea deposita seus ovos na beira da água e o macho em seguida os cobrem com seu esperma, originando girinos que primeiramente se desenvolvem dentro da água e depois passam para a terra.
São animais que saltam para caçar e fugir de seus predadores, sendo que algumas espécies usam também a camuflagem para sobreviverem.
Existem diversas espécies de rãs, sendo que algumas são venenosas se tocadas e outras são comestíveis.
Não confunda rã, sapo e perereca que embora parecidas são de famílias diferentes.
Quanto a mexida de rãs mortas quando salpicadas com sal, isso não acontece somente com elas: peixes, cobras e outros animais também podem apresentar esse comportamento.
Mesmo morta e muitas vezes sem a cabeça, a pele e até mesmo sem as patinhas, esses animais ainda acumulam energia sob a forma de moléculas ATP, inclusive nós. Essas células ainda se mantem na ativa por mais algum tempo, antes de se esgotarem. O sal - NaCL- manda um sinal através do íon Na+, presente nele e que ativa e contraí células nervosas e aí ocorre a contração. Isso tudo é um processo químico e o ramo da Citologia explica muito bem.
Quando criança as pessoas que limpavam rãs enfiavam uma piaçava de vassoura por dentro do pescoço do animal que parava de se mexer imediatamente.
Mexidas à parte, a carne de rã  apresenta grande quantidade de proteínas de alto valor biológico, baixo teor de gorduras e colesterol e muita vitamina. É recomendada para desnutridos, pessoas alérgicas, com problemas cardíacos e diabéticos.
Hoje as rãs são criadas em cativeiro para fins comerciais e na natureza são ameaçadas pela poluição e destruição dos locais onde vive. Cobras, depois do homem, é o seu maior predador.

imagens-ilustrativas-relacionadas-com-rãs.




























no link abaixo conheça um ranário.





no link abaixo assista rãs se mexendo.






texto pesquisado e escrito pelo autor do blog.

fotos copiadas da net.

vídeos compartilhados do you tube.



2 comentários:

  1. Bom Dia, meu amigo!! Dizem as más línguas que a necessidade faz o cabritinho pular. Mas todo bom nordestino que mora em roça, e é trabalhador, tem sempre em seu quintal umas galinhas caipiras, um uns porquinhos e se não tem gado, tem um rebanho de caprinos, por mais humilde que seja. Era o nosso caso, então, essas iguarias eram o sair da rotina, e exercitar o prazer de conquistar a presa, também. Pobres monetariamente, ricos do que a natureza tinha a oferecer, que o que realmente basta para uma vida feliz. Uma coisa que poucos sabem sobre o nordestino é, se chove regularmente nenhum deles deixa sua terra, pois ela lhe oferece tudo que ele precisa com abundância e riqueza de sabores. Obrigada pela matéria meu nobre amigo, eu desconhecia completamente os benefícios que essa iguaria proporciona à saúde, de repente repensarei e experimentarei um dia.

    ResponderExcluir
  2. Bom Dia, meu amigo!! Dizem as más línguas que a necessidade faz o cabritinho pular. Mas todo bom nordestino que mora em roça, e é trabalhador, tem sempre em seu quintal umas galinhas caipiras, um uns porquinhos e se não tem gado, tem um rebanho de caprinos, por mais humilde que seja. Era o nosso caso, então, essas iguarias eram o sair da rotina, e exercitar o prazer de conquistar a presa, também. Pobres monetariamente, ricos do que a natureza tinha a oferecer, que o que realmente basta para uma vida feliz. Uma coisa que poucos sabem sobre o nordestino é, se chove regularmente nenhum deles deixa sua terra, pois ela lhe oferece tudo que ele precisa com abundância e riqueza de sabores. Obrigada pela matéria meu nobre amigo, eu desconhecia completamente os benefícios que essa iguaria proporciona à saúde, de repente repensarei e experimentarei um dia.

    ResponderExcluir

POSTE AQUI UMA MENSAGEM.