Seguidores e Leitores deste Blog

contato, dúvidas, envio de fotos, fale conosco.

Nome

E-mail *

Mensagem *

traduza este blog

terça-feira, 27 de outubro de 2015

Acauã: conheça este primo dos falcões especializado em caçar cobras.

O Acauã é uma ave de rapina que habita bordas de florestas e savanas, onde fica pousado em árvores esperando por sua presa. Podem ser encontrados em pares ou mesmo solitários. Ao amanhecer e ao entardecer entoa seu canto alto, que dependendo da região pode ser sinal de boa sorte ou agouro. Algumas pessoas creditam ao seu canto boa sorte e fortuna, enquanto outros acham prenúncio de morte. No Nordeste brasileiro uma lenda fala que ¨se um Acauã cantar sobre uma árvore seca, o ano será sem chuvas e se ele cantar sobre uma árvore cheia de folhas, o ano será de muita chuva e farturas.
Os Acauãs são encontrados desde o México até a Argentina. É uma ave encontrada em todo o território brasileiro. São conhecidas 3 subespécies desta ave e todas são consideradas ameaçadas de extinção.
Medem no máximo 60 centímetros de comprimento e peso máximo de até 700 gramas, sendo que a fêmea é um pouco maior que o macho.
São aves caçadoras de serpentes, venenosas ou não e também de lagartos e morcegos. Para caçar ficam pousados em galhos altos, observando. Avistada uma presa, silenciosamente se atira sobre ela e mata com uma certeira bicada na parte de trás da cabeça. Presas pequenas, come inteiras, presas maiores parte em vários pedaços.
Um casal de Acauãs delimita um território e o defende contra invasores. Usam buracos de árvores para por seus ovos, mas também utilizam ninhos abandonados por outras aves. A fêmea faz a postura de 2 ovos e leva entre 40 e 50 dias chocando. Macho e fêmea cuidam dos nascidos e com cerca de 60 dias estes já se encontram com todas as penas.


imagens-ilustrativa-relacionadas-ao-acauã.























no link abaixo escute o canto do acauã.




texto escrito pelo autor do blog.

fotos copiadas da net.

vídeo compartilhado do you tube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTE AQUI UMA MENSAGEM.