Seguidores e Leitores deste Blog

contato, dúvidas, envio de fotos, fale conosco.

Nome

E-mail *

Mensagem *

traduza este blog

terça-feira, 6 de outubro de 2015

Alergia a animais: conheça um pouco mais sobre isto.

Desde pequeno já ouvia sobre alergias que algumas pessoas tinham na presença de alguns animais. Aqui em casa temos 2 gatos e quando faço a limpeza de casa sempre observo que a maior parte do lixo provém de seus ¨ pelos ¨. Ainda bem que ninguém aqui é alérgico aos bichanos, mas conheço muita gente que o é. E, muito pior, muita gente não sabe que é alérgica ou mesmo acha que um animal diferente pode não lhe atacar a alergia. Isso não é verdade! Você pode até comprar um bicho diferente daquele que uma vez lhe causou alergia e de repente começa a espirrar, o nariz escorrer e os olhos lacrimejarem. Resultado : você terá de devolver o bichinho ( se o comprou ) ou vai evitar ter contato do local onde sua alergia apareceu.
A alergia é uma reação imunológica, que se desenvolve após a exposição a uma determinada substância, chamada de alérgeno e que ocorre em algumas pessoas suscetíveis geneticamente. Sabe-se que 15% da população mundial o é.
Mas não é só alergia ao pelo de animal que existe. Existem alergia ao leite de vaca, amendoim, ovos, soja, peixes e crustáceos, etc. Em alguns casos pode ser muito grave.
Na alergia causada por animais, não é o pelo deste que causa a doença e sim a descamação da pele dele. Ter animal de pelo longo ou curto não fará diferença, pois todo animal descama sua pele, inclusive nós.
Além da alergia a pele do animal, algumas pessoas também são alérgicas a urina ou à saliva desses.
Algumas raças produzem mais ou menos alérgenos, como são o caso das diversas raças de cães. Os gatos são considerados os vilões por possuírem um grande potencial  de descamação muito grande.
Mas a alergia não se restringe somente a esses dois. Hamsters, Furões e Pássaros também podem produzir descamações. 
Mas nem tudo esta perdido. Pesquisas mostram que 50% de crianças com menos de 1 ano de idade e que têm contato com animais dentro de casa, não apresentam sintomas alérgicos na idade adulta, devido ao fato do sistema imunológico ficar perto de elementos alérgicos desde cedo, formando anticorpos desde os primeiros momentos de sua vida.
O grande problema da alergia a animais é o fato de muita gente ser e ainda não saber. Só vai descobrir quando entra em contato com algum animal e mesmo assim muita gente não sabe quais são os sintomas.
Rinite alérgica, com espirros e obstrução nasal, olhos vermelhos e lacrimejantes, tosse, chiados no peito, em casos de asma, manchas vermelhas na pele e até urticária são os principais sintomas. Esses sintomas podem aparecer no mesmo momento do contato ou horas depois de ter acontecido o contato. O médico especialista e um teste alérgico é que vão dizer se você é ou não é alérgico.
E mesmo se uma pessoa for alérgica e quiser ter um animal de estimação em casa, existem ações que podem minimizar os efeitos e manter uma convivência, vamos dizer, harmoniosa entre você e seu bichinho.
Mas pense no fato de que um animal ao ser retirado do convívio de quem o ama e à quem ele ama, irá sofrer muito.


imagens-ilustrativas-relacionadas-com-alergia-a-animais.






















assista ao vídeo abaixo e entenda mais sobre alergia .





texto escrito pelo autor do blog.

fotos copiadas da net.

vídeo compartilhado do you tube.




3 comentários:

  1. Muito interessante a matéria. Já convivi com gatos na infância e era daqueles gatos muito peludos, e aparentemente eu não era alérgica, apesar de viver com uma tosse e chiado no peito que não parava nunca. A minha sorte é que a casa ficava em uma chácara e o "Castelo" como ele se chamava, ficava mais fora de casa do que dentro. Entretanto, depois de adulta, descobri que a minha convivência com esses felinos não é muito amistosa, pois passados alguns minutos, logo começo a tossir e minha capacidade respiratória diminui a ponto de eu ter que me afastar sob risco de ter um problema sério de asfixia. Existe alguma ação medicamentosa que proporcione um convívio menos doloroso com bichinhos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucia, na pesquisa que eu fiz para escrever sobre alergia, eu não vi nenhum comentário sobre uso de medicamentos, apenas alguns comportamentos para diminuir o contato. Sugiro uma pesquisa mais profunda na net com pessoas que cuidam de alergias, digo, médicos.

      Excluir
    2. Lucia, na pesquisa que eu fiz para escrever sobre alergia, eu não vi nenhum comentário sobre uso de medicamentos, apenas alguns comportamentos para diminuir o contato. Sugiro uma pesquisa mais profunda na net com pessoas que cuidam de alergias, digo, médicos.

      Excluir

POSTE AQUI UMA MENSAGEM.