Seguidores e Leitores deste Blog

contato, dúvidas, envio de fotos, fale conosco.

Nome

E-mail *

Mensagem *

traduza este blog

quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Baratão de Sorocaba: conheça este estranho crustáceo.

Antes de sair do Blog com nojo ou aversão que você têm de baratas, saiba que este animal nada tem em comum com elas. Ele é um crustáceo marinho que mais se assemelha a um tatuí gigante.
Uma notícia corre pela Internet dando conta que uma ¨enorme barata ¨foi encontrada e morta em Sorocaba, São Paulo, por um funcionário que fazia a manutenção das saídas de águas pluviais. Esta pessoa foi mordida na perna por essa ¨baratona ¨, que media cerca de 60 centímetros e pesava uns 5 kg. Levada para um zoológico local, o biólogo que a recebeu disse tratar-se de uma espécie desconhecida ou até mesmo uma mutação de um animal pequeno. Quanto à pessoa mordida por ela, levou pontos na perna e voltou ao trabalho.
Bem, essa tal ¨baratona¨na verdade é uma das espécies mais antigas encontradas nos fundos dos oceanos. Foi descoberta em 1879 e vive em águas muito profundas. Apelidada de Baratão de Sorocaba na verdade seu real nome é Bathynomus giganteus. São conhecidas cerca de 9 espécies do gênero e estão ligados aos camarões e caranguejos.
Esse grande crustáceo não é pescado para fins comerciais e sabe-se que apenas em Taiwan são servidos como iguaria. Seu tamanho é resultado do gigantismo do mar profundo, tendência que alguns animais que vivem em locais muito profundos apresentam, mesmo diante de animais da mesma espécie que se encontram em águas mais rasas. Como exemplo temos uma lula gigante de cerca de 60 metros de comprimento, em comparação com os 2 metros de uma lula de água rasa.
O Baratão possui uma casca dura e dividida para ser mais flexível. Sua parte inferior é frágil e ele se enrola como uma bola quando ameaçado para protegê-la. Como habita profundas águas e de pouca luz, o Baratão desenvolveu antenas grandes para tatear seu caminho. Se alimenta de tudo que encontra pelo caminho e isso incluí corpos de peixes mortos, esponjas e pepinos do mar. Esse animal pode ficar longo tempo sem comer.
Se reproduzem pondo ovos que a fêmea deposita em uma bolsa pendurada no ventre. Ali o ovo será chocado e o nascido ficará até que esteja pronto para se virar sozinho. São animais de vida solitária e não possuem predadores.
São muito encontrados em poços de perfuração de petróleo de altos mares.



imagens-ilustrativas-relacionadas-com-o-baratão-de-sorocaba.



















no vídeo abaixo assista ao baratão no seu habitat.




texto escrito pelo autor do blog.

fotos copiadas da net.

vídeo compartilhado do you tube.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTE AQUI UMA MENSAGEM.