Seguidores e Leitores deste Blog

contato, dúvidas, envio de fotos, fale conosco.

Nome

E-mail *

Mensagem *

traduza este blog

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Cuxiú Preto: conheça este primata só encontrado no Brasil.

Macaco encontrado somente no Brasil, especificamente na Floresta Amazônica e em 3 reservas de proteção ambiental do Pará, o Cuxiú Preto corre sério risco de extinção.
Esses primatas medem entre 30 e 60 centímetros de comprimento, mais 50 de cauda. Seu peso pode chegar aos 3 kg. São animais de hábitos diurnos e se alimentam de frutas, folhas, brotos, castanhas e pequenos insetos. Vivem quase toda a sua vida em cima de árvores e são hábeis nos deslocamentos. Seu pelo é todo negro e macho e fêmea apresentam uma barba no queixo.
Ao menor sinal de aproximação, fogem saltando rapidamente de uma árvore para outra. Vivem em grupos de até 40 indivíduos e este grupo se divide em pequenos grupos para se alimentarem.
Nestes grupos machos vivem bem um com o outro.  As fêmeas cuidam dos filhotes e é comum vê-los na companhia de outras espécies de primatas, aumentando a vigilância contra predadores, como cobras, onças e gaviões. Infelizmente este primata ainda é caçado por considerarem a sua carne saborosa e seu rabo ser vendido como espanador. Além disso, seu habitat natural ainda é destruído pelo homem. Primata em eminente risco de desaparecer da floresta.


imagens-ilustrativas-relacionadas-ao-macaco-cuxiú-preto.


















no link abaixo assista a um filhote de cuxiú preto sendo tratado por biólogos.





texto escrito pelo autor do blog.

fotos copiadas da net.

vídeo compartilhado do you tube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTE AQUI UMA MENSAGEM.