Seguidores e Leitores deste Blog

contato, dúvidas, envio de fotos, fale conosco.

Nome

E-mail *

Mensagem *

traduza este blog

quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Tamarutaca: conheça o crustáceo mais forte do mundo.

O Tamarutaca também conhecido como Lacraia-do-Mar e Lagosta-Boxeadora é um crustáceo encontrado nos mares tropicais e subtropicais. São conhecidas cerca de 400 espécies que vivem no fundo do mar, em terrenos arenosos, pedras e lodo, onde cavam buracos ou aproveitam tocas de outros animais para se instalar.
São animais que apresentam tamanho variado, dependendo da espécie. Existem animais de milímetros de comprimento e outros com até 40 centímetros. São animais carnívoros e se alimentam de moluscos, caranguejos, camarões, peixes e até mesmo de parentes próximos.
Possuem um par de patas enormes, usado para ataque e defesa. Alguns espécimes são capazes de desferir os mais rápidos e fortes golpes do reino animal. Um golpe tão forte que quebra duras conchas, a carapaça de um caranguejo e até mesmo o vidro reforçado de um aquário. A aceleração de seu golpe chega a atingir 720 km/h.
O Tamarutaca apresenta um comportamento variado, de acordo com o seu habitat. São ameaçadores contra inimigos e côrtes na hora de namorar. A fêmea desova no mesmo local onde se instalou e se for preciso, enrola seus ovos como uma bola e a prende junto de seu ventre até encontrar segurança.
Não são animais muito fáceis de serem vistos, embora existam em quase todo o litoral brasileiro. É necessário cautela no encontro com um Tamarutaca, pois sempre estão preparados para se defender com muita força.
A visão deles é algo incomum no mundo animal, pois podem ver 16 tipos de cores primárias, por possuírem 16 pigmentos diferentes na sua retina. Nós, humanos, possuímos 3 desses pigmentos, os cães possuem 2.
Como cada pigmento deste pode perceber cerca de 100 cores, o Tamarutaca podem enxergar 1 trilhão de cores, contra apenas 1 milhão dos humanos.
É tido como um crustáceo de ótimo sabor e utilizado em substituição ao camarão em pescarias do robalo.


imagens-ilustrativas-relacionadas-com-diversas-espécies-do-tamarutaca.






























no link abaixo assista ao embate do tamarutaca contra um caranguejo.






texto pesquisado e escrito pelo autor do blog.

fotos copiadas da net.

vídeo compartilhado do you tube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTE AQUI UMA MENSAGEM.