Seguidores e Leitores deste Blog

contato, dúvidas, envio de fotos, fale conosco.

Nome

E-mail *

Mensagem *

traduza este blog

terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

GALINHA-D´ÁGUA: conheça essa ave aquática.

Nossa leitora e amiga do Blog, LUCIA DE FÁTIMA FÉLIX, nos deu uma  boa sugestão para escrevermos sobre uma ave que ela diz ter visto em um lago no Distrito Federal , a Galinha d´Água.
Obrigado LUCIA pela bela sugestão!
A Galinha d´Água ou Frango d´Água é uma ave aquática comum em quase todo o Brasil e em quase todo o mundo. São conhecidas mais de 12 espécies desta ave e só na Nova Zelândia e Austrália elas não estão presentes.
Medem aproximadamente 37 centímetros de comprimento, quando adultas, apresentam coloração cinza-escura, na cabeça um escudo facial vermelho. Seus pés, pernas e a ponta do bico são amarelos.
São aves comuns em lagos e gosta de nadar perto das margens. Quando ameaçada, voa de forma desengonçada sobre a água, parecendo mais uma corrida do que um voo. Mas são ótimas voadoras.
No período reprodutivo uma fêmea pode ter 2 machos ou até mesmo 1 macho para duas fêmeas. Seus ninhos são construídos sobre vegetação de brejos ou lugares flutuantes com vegetação aquática. A fêmea deposita ali entre 8 e 12 ovos e em 3 semanas os pais incubam esses ovos. Pode acontecer uma segunda postura no ano, de 5 até 8 ovos. Na época de reprodução cada ninho é feito em um território próprio, mas fora deste período até se aceitam em grupos.

Gostam de se alimentar de vegetação aquática e também comem insetos e anfíbios. Quando vivem em locais de muito frio, no Inverno migram para lugares mais quentes. Sua carne não é muito apreciada, mas infelizmente sofre com a perseguição de caçadores que gostam de treinar seus cães de caça, perseguindo essa ave.


imagens-ilustrativas-relacionadas- com-a-galinha-d´água.

























no link abaixo assista ao canto de uma galinha d´água.



no link abaixo assista a uma família de galinhas d´água em seu habitat.






texto escrito pelo autor do blog.

fotos copiadas da net.

vídeos compartilhados do you tube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTE AQUI UMA MENSAGEM.