Seguidores e Leitores deste Blog

contato, dúvidas, envio de fotos, fale conosco.

Nome

E-mail *

Mensagem *

traduza este blog

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

TATUZINHOS: conheça este crustáceo que pode ser uma praga para os humanos.

Conhecido por muitos outros nomes, como Bicho-de-Conta, entre outros, este crustáceo habita locais úmidos e sem incidência direta de luz, dos habitats mais variados, desde o litoral até desertos. São conhecidos 3.600 espécies deles pelo mundo, sendo que aqui no Brasil existem 120 espécies. Medem entre 5 e 15 milímetros, com 2 pares de antenas e 7 pares de patas.
A importância para os humanos está no fato destes Tatuzinhos revirarem o solo, reciclando nutrientes, além de serem alimentação de outros animais. Mas se proliferam abundantemente, se tornando uma praga.
Se alimentam de plantas, em geral no período noturno e algumas poucas espécies danificam plantações, mas quando o fazem são uma praga, podendo destruir, por exemplo, até 80% de uma plantação de feijão.
No período reprodutivo o macho pressiona seu ventre contra um dos lados de uma fêmea, injetando seus espermatozoides e em seguida faz o mesmo no outro lado da fêmea. Esta apresenta uma bolsa incubadora onde seus ovos ficarão para depois se tornarem larvas.
Quando molestado, estes Tatuzinhos se enrolam como uma bola. Seu principal predador são as aranhas. As fêmeas geralmente são maiores do que os machos.


imagens-relacionadas-aos-tatuzinhos-ou-bicho-de-conta.





















no link abaixo assista a uma infestação de tatuzinhos.







texto escrito pelo autor do blog.

fotos copiadas da net.

vídeo compartilhado do you tube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTE AQUI UMA MENSAGEM.