Seguidores e Leitores deste Blog

contato, dúvidas, envio de fotos, fale conosco.

Nome

E-mail *

Mensagem *

traduza este blog

quinta-feira, 3 de março de 2016

MONSTRO-DE-GILA: um lagarto que pode matar um homem e uma possível cura do Alzheimer.

No planeta só são conhecidos 2 lagartos que podem matar um homem através de seu veneno: o Monstro-de-Gila e o Lagarto de Contas. O Gila habita regiões desérticas dos Estados Unidos e México, medem até 60 centímetros de comprimento e com a cor negra sendo predominante em sua pele, misturada com o laranja, amarelo ou rosa.
São lagartos lentos e de hábitos noturnos. Usam sua língua para sentir cheiros de possíveis presas e alimentam-se de aves, outros lagartos, ovos e roedores. Embora vivam em lugares de muito calor, não gostam dele, por terem a pele negra, o que provoca um aquecimento muito grande dos  animais. Fogem do calor baseando suas atividades para a noite. Nos meses frios, hibernam. Para sobreviver sem se alimentar, usam a gordura acumulada na cauda larga.
É preciso muito conhecimento para diferenciar macho e fêmea por serem tão iguais. No verão se acasalam e formam os pares, mas nem todas as fêmeas cruzam. Findado o acasalamento, a fêmea sai da frente do macho e buscará um local para depositar seus ovos, sem conhecimento dele, evitando assim que sejam comidos . A areia quente incubará os ovos por cerca de 1 mês e nascem entre 3 a 15 lagartos por vez.
Se ovos de Lagartos-de-Gila forem retirados da natureza e colocados para eclodirem em cativeiro, os lagartos nascidos se adaptam bem, mas se animais vivos forem retirados, não se adaptam e morrem de fome.
A sobrevivência deste lagarto esta ameaçada pelo consumo de sua carne, tida como afrodisíaca e pela invasão de seus territórios por conta de lavouras. Para tentar impedir uma ameaça maior, o governo do Arizona proibiu o abate de animais na natureza, somente os criados em cativeiro podem ser comercializados.
O Monstro-de-Gila é venenoso e pode matar um homem. Diferente das cobras venenosas que inoculam seu veneno junto com a mordida feita com suas presas, o Monstro-de-Gila morde com seus grandes incisivos e depois inocula o veneno, fatais para alguns animais. Mas eles só mordem para se defender ou quando machucado.
Vivem em bandos comandado por um macho e uma fêmea e não são de disputar comida nem territórios.
Em sua saliva são encontradas substâncias que são usadas no tratamento do Diabetes tipo 2 e em seu veneno estudos estão sendo realizados objetivando um possível tratamento da doença de Alzheimer.


imagens-ilustrativas-do-monstro-de-gila.





















assista no link abaixo mais coisas sobre o monstro de gila.






texto escrito pelo autor do blog.

fotos copiadas da net.


vídeo compartilhado do you tube.















Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTE AQUI UMA MENSAGEM.