Seguidores e Leitores deste Blog

contato, dúvidas, envio de fotos, fale conosco.

Nome

E-mail *

Mensagem *

traduza este blog

terça-feira, 1 de março de 2016

ROLINHA: ela é um filhote de Pombo?


Nossa amiga e leitora assídua do Blog, Claudia Peixoto, de 13 anos, envia e-mail perguntando se as Rolinhas que ela vê em grande quantidade no quintal de sua casa são ¨ filhotes de Pombos ¨.
Querida colaboradora, obrigado pela sua assiduidade. Aqui no quintal de casa, elas também aparecem em grande número, mas não são filhotes dos Pombos. Não costumo muito colocar os nomes científicos dos animais em minhas postagens, pois sei que quase ninguém vai lembrar depois, inclusive eu,  mas as Rolinhas pertencem a família COLUMBIDAE, mesma família dos Pombos, mas são de um gênero diferente: COLUMBINA.
Além desse gênero,  existe um outro chamado UROPELIA.
Resumindo: existem no mundo 9 espécies de Rolinhas do gênero Columbina e apenas uma do gênero Uropelia.
O Brasil apresenta, dentro desses 2 gêneros, 7 espécies : Rolinha-cinzenta, Rolinha-de-asa-canela, Rola, Fogo-apagou, Rolinha-branca, Rolinha-do-planalto, todas do gênero Columbina. Além delas também temos uma do gênero Uropelia, a Rola-vaqueira.
Essa marronzinha que vemos frequentemente em nossa casa   vivem em casais ou pequenos grupos, principalmente onda exista comida.  É conhecida como Rolinha-roxa. Adaptam-se muito bem nos locais onde moramos e o desmatamento de seu habitat contribuiu muito para isso. Alimentam-se de grãos encontrados pelo chão, pequenos insetos e brotos. Se reproduzem praticamente o ano todo, construindo seus ninhos nos galhos e afastando invasores, até mesmo outras Rolinhas. Ali a fêmea faz a postura de 2 ovinhos e se reveza com o macho por cerca de 13 dias para chocá-los. Ambos cuidam dos filhotes por 2 semanas e depois já vão iniciar outra ninhada. Observe a diferença entre eles: o macho é mais avermelhado enquanto a fêmea é mais marrom.
Embora pequeninas, são agressivas na defesa de território e comida. O maior predador delas é o Falcão.

imagens-ilustrativas-de-rolinhas.

































conheça mais sobre rolinhas no vídeo abaixo.






texto escrito pelo autor do blog.

fotos copiadas da net.

vídeo compartilhado do you tube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTE AQUI UMA MENSAGEM.