Seguidores e Leitores deste Blog

contato, dúvidas, envio de fotos, fale conosco.

Nome

E-mail *

Mensagem *

traduza este blog

terça-feira, 3 de maio de 2016

NUMBAT : um mamífero comedor de formigas.

Nativo do sudoeste australiano, o Numbat é um mamífero que se alimenta de insetos, principalmente de formigas. Pesando algo em torno de meio kilo e medindo cerca de 27 centímetros de comprimento mais uma cauda de 20 centímetros, esse animal apresenta hábitos diurnos e fora o período de acasalamento não tolera a presença nem de outros parentes em seu território.
Sua pelagem vai do castanho até o cinza, com riscas brancas na parte dorsal. Sua cabeça é fina, boca pequena e cheia de dentes afiados. Embora vivam na terra, os Numbats escalam muito bem árvores em busca de insetos e são o único marsupial que se alimenta deles.
Para acessar os buracos dos insetos, utilizam uma língua pegajosa, idêntica a língua dos Tamanduás. Essa língua mede cerca de 10 centímetros.
Dezembro é o período de reprodução deles. É neste período que se vê a aproximação deles e só. Uma fêmea dará à luz a até 4 filhotes que ficarão com ela por até 4 meses, agarradas ao seu ventre. Depois ela os deixará numa toca e sairá em busca de comida. Com 1 ano eles já serão independentes.
Seu habitat natural, florestas de eucaliptos principalmente, é alvo de atividades agrícolas e de pasto, ameaçando a espécie. Cães e gatos selvagens também são inimigos naturais dos Numbats e hoje são considerados animais em risco potencial.


imagens-ilustrativas-de-numbats.



















no link abaixo veja mais sobre o numbat.





texto escrito pelo autor do blog.

fotos copiadas da net.

vídeo compartilhado do you tube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTE AQUI UMA MENSAGEM.