Seguidores e Leitores deste Blog

contato, dúvidas, envio de fotos, fale conosco.

Nome

E-mail *

Mensagem *

traduza este blog

quinta-feira, 7 de julho de 2016

Leitor quer saber mais um pouco sobre os PIOLHOS.

Nosso leitor Jonas de Albuquerque Sobrinho, morador de Linhares- ES, nos escreve solicitando mais informações sobre os terríveis Piolhos.
Jonas, obrigado pelo contato e vamos tentar esclarecer ao máximo suas dúvidas.
Piolhos são insetos sem asas. São conhecidas mais de 3 mil espécies e são parasitas de mamíferos e de aves.
Os Piolhos habitam seus hospedeiros em diversos locais, dependendo da espécie de inseto.Cabelos ou penas são os mais comuns. Uma vez ali instalados, vão se alimentar de sangue, restos de pele, restos de penas e até de secreções.
Um Piolho vai depender de seu hospedeiro para sobreviver.Um inseto deste que habita em determinado tipo de hospedeiro, só vai sobreviver nele. Um Piolho de ave não afeta humanos, por exemplo, e vice-versa.
Um exemplo disto aconteceu com uma espécie de Condor que habita a Califórnia: quando os 20 últimos condores foram levados para cativeiro e tratados contra piolhos, os piolhos  exclusivos deste Condor, desapareceram.
A contaminação acontece de centenas de modos, sendo o uso de objetos contaminados, como pentes e escovas, o mais comum.
Piolhos são minúsculos, medem entre 0,5 e 8 mm de comprimento. Possuem garras para se fixarem ao seu hospedeiro. Os ovos deles são brancos.
Uma infestação de por Piolhos precisa ser tratada por trazer risco a saúde do hospedeiro. A coceira é o maior indicador da presença deste parasita. Mas é preciso muito cuidado na prevenção e tratamento.
Antigamente, nos humanos, o tratamento incluía xampus e coleta de ovos e Piolhos com o uso de pentes finos. Crianças sofriam com este tratamento. Hoje em dia, o uso do pente fino ainda acontece, complementando o uso de Ivermectina, remédio de traja vermelha, que só deve ser usado com prescrição médica.
Com a evolução da medicina, remédios eficazes são usados com relativo sucesso, mas é preciso cuidado e orientação de especialista.
Aparelhos que matam Piolhos e ovos, aquecendo o ar e pentes eletrônicos fazem parte desta evolução.
Se Você tem nojo dos Piolhos só de vê-los numa cabeça humana, saiba que mesmo considerados uma praga, eles serviam de alimentos para alguns.
Índios do Acre e de Roraima, no Brasil eram grandes apreciadores deles.


imagens-ilustrativas-de-piolhos.



















texto escrito pelo autor do blog.

fotos copiadas da net.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTE AQUI UMA MENSAGEM.