Seguidores e Leitores deste Blog

contato, dúvidas, envio de fotos, fale conosco.

Nome

E-mail *

Mensagem *

traduza este blog

terça-feira, 23 de agosto de 2016

LEITORA-MIRIM PERGUNTA SE O ANIMAL QUE O PAI LHE DEU É UMA TARTARUGA.

Nossa leitora Ângela Macedo, de 13 anos, moradora da cidade de Niterói- RJ, ganhou uma ¨ tartaruga ¨ de presente do pai. Depois de várias fotos feitas com o animal, mostrou para os colegas e um em especial lhe disse que não era uma ¨ tartaruga ¨e sim um ¨jabuti ¨ . Como disse que seu novo bicho de estimação era uma ¨tartaruga ¨e pronto, as relações entre os dois ficaram estremecidas e para tirar sua dúvida, nos escreve.
Amiga Ângela, aqui já falamos antes das diferenças entre Tartaruga, Jabuti e do Cágado. Acho que podes fazer as pazes com seu amiguinho, mas antes se desculpe, pois ele está certo, pois o que Você ganhou não é uma Tartaruga e sim um Jabuti.
O ambiente em que eles vivem vai fazer a diferença para Nós, leigos no assunto, saber quem é quem. Existem diferenças sim, mas só pessoas experientes nos estudos deles é que vão observar só com uma olhada.
Os 3 são da ordem dos Quelônios, animais que já vivem sobre a terra há mais de 200 milhões de anos.
Dos 3 tipos, apenas o Jabuti é exclusivo da terra, isto é, vive sobre a terra e não na água. Existem diferenças físicas que eu, Você e muitos não temos estudos para perceber, então eu fico com o fato deles só viverem no nosso quintal.
Jabutis comem de tudo e preferem frutas e vegetais.
O outro membro da ordem, os Cágados vivem em rios e lagos de água doce. Saem da água para pegar sol. Se alimentam principalmente de peixes, isto os faz animais carnívoros.
As Tartarugas podem viver no mar e também na água doce e só saem deles para colocar seus ovos. Se alimentam de peixes, algas e moluscos.
Nós sempre ouvimos falar desde criança de Tartarugas, Tartarugas, e acabamos associando esse nome aos Jabutis e Cágados, mas os 3 são diferentes.


imagens-ilustrativas-de-jabutis.







imagens-ilustrativas-do-cágado.







imagens-ilustrativas-de-tartarugas.









texto escrito pelo autor do blog.
fotos copiadas da net.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTE AQUI UMA MENSAGEM.