Seguidores e Leitores deste Blog

contato, dúvidas, envio de fotos, fale conosco.

Nome

E-mail *

Mensagem *

traduza este blog

terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Pequena leitora pergunta sobre os GONGOLOS.

Hoje respondemos às dúvidas de nossa leitora-mirim, Núbia Nascimento, de 13 anos, moradora de Mato Grosso do Sul, que ao avistar diversas ¨ minhoquinhas ¨no seu jardim, indagou ao Avô o que seriam, tendo como resposta: são gongolos, mas não é muito bom por a mão neles.
Núbia quer saber se eles são venenosos.
Pequena amiga, venenosos como aranhas, lacraias, escorpiões, cobras, etc, os Gongolos não são, mas é preciso ter cuidado sim.
Os Gongolos gostam de lugares úmidos e com pouca iluminação. Se alimentam de matéria orgânica em decomposição, daí a preferência pelos jardins. Algumas espécies possuem 750 patas, mas andam lentamente, com o uso das antenas para se localizarem. Possuem um esqueleto externo forte, quando molestados se enrolam numa espiral, com a cabeça no centro.
São também conhecidos como Piolhos-de-Cobra e são da família dos Diplópodes. Seus corpos são formados por segmentos,variando entre 20 e 100 e em cada segmento possuem dois pares de perninhas, só vistas com muita atenção. Mas eles não mordem, não picam, não ferroam e são inofensivos. Algumas espécies possuem uma glândula onde produzem um líquido com Iodo e Cianeto, usados para sua defesa. Em contato com a pele humana, esse líquido pode queimar.
Também são benéficos aos jardins, pois auxiliam na decomposição de matérias. No tempo chuvosos eles aparecem com mais frequência para se reproduzirem.
Núbia, eles não são perigosos como as Lacraias, por exemplo, evite contato físico. Se eles aparecerem, coloque uma folha grande embaixo e leve-os até seu jardim.


imagens-ilustrativas-relacionadas-aos-gongolos.


Resultado de imagem para gongolo


Resultado de imagem para gongolo


Resultado de imagem para gongolo


Resultado de imagem para gongolo


Resultado de imagem para gongolo


Resultado de imagem para gongolo


Resultado de imagem para gongolo





texto escrito pelo autor do blog.

fotos copiadas da net.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTE AQUI UMA MENSAGEM.