De nome complicado, este Lagarto só é encontrado principalmente no norte da Austrália e sul da Nova Guiné. Seu nome provém do enorme folho em torno do pescoço. Medem cerca de 80 centímetros de comprimento e algumas pessoas os usam como animais de estimação.
A coloração deste Lagarto varia de acordo com a casca da árvore onde vive, pois são mais arbóreos do que terrestres.
São rápidos e conseguem andar usando as 4 patas ou apenas as traseiras. Quando assustado, expõe a barba, levanta o corpo e segura a cauda acima do corpo. Também faz essa exibição para namorar, assustar predadores e marcar seu território.
Gosta de climas úmidos de bosques e savanas, passando a maior parte do tempo nas árvores, só se aventurado pelo solo em busca de comida ou para lutas territoriais.
Alimentam-se de insetos, cupins, ratos, outros lagartos e até aranhas.
Machos e fêmeas se diferem somente pelo tamanho: eles são um pouco maiores. De Setembro a Outubro, época da estação molhada, os machos lutam para achar companheiras. Elas colocam até 25 ovos por vez, em um ninho cavado sob o solo e com o sol esquentando. A quantidade de machos e fêmeas nascidos vai depender da temperatura ambiente: muito quente, nascem mais fêmeas, de 29 ° até 35 °, nascem em número igual.
imagens-ilustrativas-relacionadas-ao-lagarto-de-pescoço-ruflado.
texto escrito pelo autor do blog.
fotos copiadas da net.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
POSTE AQUI UMA MENSAGEM.