Elas não são cobras, não são lagartos e nem minhocas. A Cobra-Cega pertence a um grupo de anfíbios invertebrados, comprido e sem patas e que recebe este nome por ter os olhos quase imperceptíveis, dando para quem tenta achá-los, a impressão de que eles não existem. No entanto, ela os possuí e com eles conseguem identificar mudanças de luminosidade.
Sua vida vai da água até terra firme. A fêmea faz a postura de ovos, uma vez por ano, dentro da água. Nascidos, as larvas vivem nela, onde se alimentam com plantas e respiram pelas brânquias. Através de metamorfoses, passa a respirar pelo pulmão e pela pele, estando pronta para abandonar a água e vir para a terra, onde se alimentará de invertebrados, larvas, cupins, insetos e até deles mesmos.
Possuem o corpo comprido, fino e coberto de pequenas escamas, sendo que as maiores chegam a medir mais de 90 cm. São raros de serem vistos na superfície, vivendo em túneis sob o solo que escavam com o auxílio da dura cabeça. Vivem em campos e cerrados úmidos, pois não gostam do sol, que resseca sua pele.
Seu maior predador é a cobra coral verdadeira e embora muita gente ache, a Cobra-Cega não possuí duas cabeças.
imagens-ilustrativas-da-cobra-cega.
texto escrito pelo autor do blog.
fotos copiadas da net.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
POSTE AQUI UMA MENSAGEM.