Seguidores e Leitores deste Blog

contato, dúvidas, envio de fotos, fale conosco.

Nome

E-mail *

Mensagem *

traduza este blog

terça-feira, 19 de junho de 2012

R+20


Neste mês de Junho o Rio de Janeiro recebe esta conferência da ONU visando um comprometimento político para o desenvolvimento sustentável.
Engraçado que uma parte destes conferencistas está instalada nos nossos melhores hotéis. Nada mais justo pois  podem pagar por estas instalações.Outra parte, como não pode arcar com grandes despesas ou mesmo não foram convidadas a opinar, se instalou nos verdejantes gramados do Aterro do Flamengo,sob sol e chuva, fazendo suas refeições como num grande piquenique.Diga-se de passagens que esse grupo, como grande maioria que não sabe nem o que é ONU, são as mais atingidas pelas sábias decisões tomadas do outro lado da cidade.Isso se decisões forem realmente tomadas.Coisa difícil...
Um dos participantes sugeriu a criação de um fundo de investimento verde. Muito louvável. Na mesma hora outro participante abriu sua carteira e contribuiu com  DEZ REAIS.Nossa! quanta bondade. Bill Gates ficaria ruborizado diante deste gesto.Quando iriam começar a rodar a sacolinha, alguém lá do fundo deu um aparte: ¨ Olha, não posso participar pois meu País está quase quebrado e primeiro tenho de cuidar do meu quintal¨.
A Alemanha não enviou ninguém para este debate. Estados Unidos e China não vão aceitar reduzir sua produção industrial para beneficiar outros, como fizeram em Kyoto.
Então vamos decidir o quê? De um lado os ricos cheios de planos mas sem vontade de realizar. Do outro lado os pobrezinhos cheios de idéias mas sem dinheiro para começar.
Desenvolvimento verde, sustentável ou algo nesse sentido, começa dentro de nós mesmos.Se um povo não tem educação e saúde , não vai ter condições de respeitar qualquer coisa que seja.
O homem adota o lindo discurso sobre a natureza e deixa de lado o principal que é o bem estar de muitos que passam fome ao alcance de nossos olhos.
Só no Brasil, segundo a EMBRAPA, quase 27 milhões de toneladas/ano de alimentos tem como destino o lixo.Milhares de pessoas dentro de grandes centros urbanos ainda não possuem acesso a saneamento básico nem água potável.
Esse pessoal vai ter condições de pensar no verde ?
Enquanto faltar vontade política, amor ao próximo e respeito pelo homem, conferência alguma vai chegar a lugar algum.É só responderem a uma pergunta: quantos GOVERNADORES do Rio de Janeiro, em seus governos, pegaram dinheiro emprestado para despoluírem nossa Baía de Guanabara? A obra foi executada?
A dívida foi paga?
Na onda do verde até partido político foi criado, mas eu só os vejo nas passeatas ¨ pela descriminalização da maconha ¨. Esta no contexto; afinal também é verde...
A solução dessa equação é muito difícil.Falta senso humanitário para todos.O planeta mergulhou em um ponto de difícil retorno.Esperança sempre existirá. Ela é inerente no ser humano, assim como a fome e a sede.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTE AQUI UMA MENSAGEM.