Seguidores e Leitores deste Blog

contato, dúvidas, envio de fotos, fale conosco.

Nome

E-mail *

Mensagem *

traduza este blog

terça-feira, 4 de junho de 2013

lacraias-animais-rápidos-e-sorrateiros.

Resolvi colocar esta postagem para alertar muita gente que ainda acha este animal inofensivo e, muito pior, não tomam o devido cuidado para as lacraias não encontrarem um ambiente propício para sua procriação dentro de suas casas. Aqui em casa, por ser muito úmido, uma apareceu de madrugada quase subindo em nossa cama, mas fomos salvos pelos nossos dois gatos que ao avistarem o bicho na parede, quase passando para o cobertor, empreenderam caça ao peçonhento e com o barulho feito por eles, acordamos e conseguimos exterminar a intrusa noturna.
Dizem que o veneno dela não  mata um ser humano, mas certa vez vimos uma senhora que foi picada por uma, chegar na UPA aqui perto de casa, em um estado que parecia ter sido picada por uma cascável.

As lacraias, também conhecidas como "centopéias", são animais caçadores noturnos muito rápidos e têm o corpo adaptado para penetrar em frestas, onde se escondem durante o dia. Podem medir até 23cm e se alimentam de insetos, lagartixas, camundongos e até filhotes de pássaros.

Têm o corpo formado por 21 segmentos, cada um com um par de patas pontiagudas. Em sua cabeça situam-se duas antenas e olhos. Embaixo dela ficam os ferrões venenosos que funcionam como pinças. O último par de patas não serve para locomoção, e sim como órgão sensorial e de captura de alimentos. Quando esse órgão pressente ou toca em uma presa, a segura com força e todo corpo da lacraia se dobra para trás. Aí, então, ela injeta o veneno que paralisará ou matará a presa, que depois será ingerida aos pedaços.
O veneno das lacraias é muito pouco tóxico para o homem. Embora existam muitas lendas a respeito desse animal, não há, no Brasil, relatos comprovados de morte nem de envenenamentos graves em acidentes com lacraias. Os sintomas são: dor forte e inchaço (edema) no local da picada. Em acidentes com lacraias grandes também podem ocorrer febre, calafrios, tremores e suores, além de uma pequena ferida.
As lacraias gostam muito de umidade. Os acidentes podem ser evitados com as seguintes precauções:
- Limpe os ralos semanalmente com creolina e água quente, e mantê-los fechados quando não em uso;
- Limpe e mantenha fechadas as caixas de gordura e os esgotos;
- Limpe os jardins, apare a grama e afaste as plantas ornamentais e trepadeiras das casas. Além disso, pode-as para que os galhos não toquem o chão;
- Não use porões, garagens e quintais como depósito para objetos fora de uso que possam servir de esconderijo para as lacraias;
- Cuide dos muros e calçamentos para que não apresentem frestas onde a umidade se acumule e os animais possam se esconder.
Em caso de acidente, não beba álcool. Mantenha o local da picada o mais limpo possível. Embora o veneno das lacraias não seja muito perigoso para o ser humano, é bom procurar orientação médica.



                                    imagens-ilustrativas-de-lacraias-jpg













texto escrito pelo autor deste Blog

fotos copiadas da Internet




Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTE AQUI UMA MENSAGEM.