Seguidores e Leitores deste Blog

contato, dúvidas, envio de fotos, fale conosco.

Nome

E-mail *

Mensagem *

traduza este blog

segunda-feira, 24 de junho de 2013

pelicano-ave-grande-pescadora.


pelicano é uma ave muito grande. Tem mais de um metro de altura, ou seja, é quase do tamanho de uma criança de 6 anos!
O comprimento das asas abertas pode ser muito maior do que o de um homem alto, chegando quase aos dois metros e meio!
Este pássaro tem uma característica especial única: tem uma grande bolsa sob o bico.
Esta bolsa serve para pescar enormes peixes, mas também para armazenar o peixe durante algum tempo.


É que a bolsa do bico do pelicano é duas ou três vezes maior do que o seu estômago.

Por isso o nosso amigo pesca bastante, mas não come logo tudo.

Guarda alguns peixes para comer mais tarde.

Estamos sempre a falar em peixes porque o pelicano é uma ave marinha e o peixe e os crustáceos são o seu alimento.
Para capturar a comida, este animal tão especial tem duas formas de pescar.
O pelicano-castanho, que habita no continente americano, costuma mergulhar fazendo um voo picado até à água.
É claro que mergulhar vindo do ar é muito eficaz, porque o pelicano vê muito melhor os peixes e pode apanhar mais de cada vez!
O pelicano-branco, que vive na Europa, Ásia e África, e o pelicano-australiano não mergulham. Preferem capturar o seu alimento de outra maneira.
O truque é estar a nadar sobre a água e imergir (mergulhar) o bico na água quando o peixe passa.

Migram no inverno do noroeste da África e Iraque até norte da Índia. Reside na África, sul do Saara até Noroeste da Índia e Sul do Vietnã.
Habitat: Na Eurásia ficam em águas frescas ou paradas de lagos, deltas, lagoas, requerem lugares amplos para reprodução. Na África ficam em águas frescas ou alcalinas de lagos ou mar.
Hábitos alimentares: Alimentam-se de peixes, tais como carpas, tainhas e tilápias. Peixes grandes podem compor 90% da sua dieta, no entanto, também podem sobreviver alimentando-se de uma grande quantidade de peixes pequenos.
Reprodução: O ano todo na África, na Índia iniciam o período reprodutivo entre fevereiro e abril, na primavera reproduzem-se das zonas temperadas do leste Europeu até o oeste da Mongólia, na África. Fazem ninhos nos chão, normalmente em grande colônias; o ninho é normalmente composto por pilhas de junco e galhos.Põem de 1 a 3 ovos, sendo que a incubação ocorre de 29 a 36 dias. Atinge a maturidade sexual entre 3 e 4 anos.
Período de vida: Em cativeiro podem viver aproximadamente 40 a 52 anos.


Nos desenhos animados, os pelicanos são mostrados carregando toda espécie de objeto em seus bicos, como carteiras, ferramentas e brinquedos. Mas a “bolsa” formada pela pele extensível sob o bico tem outro objetivo: apanhar os peixes de sua alimentação, servindo como uma espécie de “rede de pesca” quando o pelicano mergulha atrás de um cardume. Mas, de vez em quando, ela serve como “transporte” de peixes de um lugar a outro.

Outra utilidade da bolsa é oferecer alimento aos filhotes de forma mais fácil. Os filhotes recebem alimento semi-digerido pelos pais, e, como mesmo os recém nascidos possuem um longo bico, teriam dificuldade em pegá-lo no fundo da garganta dos pais, como fazem as outras aves marinhas.
Muitos os confundem com os patos e gansos, pensando que são aparentados. Na dúvida, olhe para seus pés. Os pelicanos têm quatro dedos unidos pela membrana interdigital, enquanto os patos e demais anseriformes têm apenas três.
Os pelicanos são aves grandes, as maiores espécies da família pelecanidae, como o pelicano-rosa (Pelecanus onocrotalus) ultrapassam 2,70 metros de uma ponta à outra das asas! Este pelicano costuma pescar em grupo, colocando-se todos em semi-círculo e batendo as asas na superfície da água, encurralando o cardume. Quando isto acontece, mergulham os bicos ao mesmo tempo na água, pegando assim um número maior de peixes do que se pescassem sozinhos.
No Brasil apenas uma espécie aparece com relativa freqüência, a Pelecanus occidentalis ou pelicano pardo. Esta espécie atinge até dois metros de envergadura e é uma das que convivem mais próximas ao homem. Pescam se atirando à água ao avistar um peixe, e saindo com ele dentro da sua “bolsa” para que não seja roubado por outras aves marinhas.
Grandes voadores, os pelicanos-rosa atravessam enormes distâncias em migrações, quando vivem em lugares frios. Em algumas regiões da África, podem formar grandes bandos, onde machos e fêmeas se exibem para encontrar um par adequado e fazer seu ninho, que pode ser de algas, galhos secos ou ser apenas uma área limpa nas rochas. Lá, o casal coloca normalmente dois ovos, que incubam por pouco mais de um mês. O crescimento é rápido, pois a área de nidificação nem sempre também é a área preferida para viver. E muitos filhotes não sobrevivem até o primeiro aniversário.
Como se alimentam de peixes, os pelicanos foram algumas das aves que sentiram primeiro a intoxicação dos inseticidas organoclorados, que foram muito usados no século XX. Os inseticidas iam para as águas e ali acumulavam-se através da cadeia alimentar, e os peixes tinham grandes quantidades deles quando eram ingeridos pelos pelicanos.
Programas de conservação a eles e a outras aves foram criados quando se percebeu que elas eram sensíveis a contaminações por inseticidas organoclorados como o DDT e o BHC, e aquilo que era usado para controlar as pragas no campo também estava matando seus predadores. No Brasil o uso destes inseticidas já é proibido há décadas.





imagens-ilustrativas-de-pelicanos-jpg








texto pesquisado na Internet
fotos copiadas da Web

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTE AQUI UMA MENSAGEM.