Seguidores e Leitores deste Blog

contato, dúvidas, envio de fotos, fale conosco.

Nome

E-mail *

Mensagem *

traduza este blog

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

CAVALO ÁRABE: um dos mais belos Equinos do mundo.



O cavalo da raça Árabe é rapidamente identificado pela cabeça delicada, com seu perfil côncavo, olhos expressivos, orelhas pequenas e focinho curto.
Igualmente, outra característica marcante é formado do pescoço e o seu porte: sinuoso e arqueado, chamado de cisne, e o cavalo o torna mais expressivo, elevando a cabeça.
Finalmente, sua garupa é praticamente reta e o rabo, com inserção alta, é levantado pelo animal, como que desfraldando a cauda.
Carga Genética: Trata-se da raça básica que deu carga genética às demais cultivadas na atualidade.
Quando o cavalo evoluiu, através de milhões de anos, desde a Pré- História, partiu da Ásia Central uma linhagem de animais delicados e exuberantes, denominados por muitos pesquisadores como o Cavalo Ágil. Esta linhagem desceu para os desertos da península arábica e, posteriormente, pelo Egito, chegou aos desertos do Norte da África.
As invasões muçulmanas e os animais capturados por Europeus em combate com os árabes, difundiram a raça por toda a parte.
A criação teve seu auge nos sultanatos turcos, depois decaiu com o fim do Império turco, para ressurgir graças ao interesse de criadores europeus.
Trata-se de um grande raçador, dando nobreza aos produtos resultantes de sua cruza com equinos de raças mais rudes; nos esportes, sua fantástica resistência é quase insuperável.
Altura: de 1,42 a 1,51m, embora os puristas não aceitem mais de 1,45m como ideal.

Pelagem: Castanha ou alazã, passível de tornar-se tordilha se pelo menos um dos genitores o for.

História: Desenvolvida por beduínos nômades do deserto da Arábia, que queriam exemplares que resistissem ao clima e às batalhas. Foi descoberto pelos europeus anos depois e usado para melhorar o plantel das tropas militares.
Características: Resistência, inteligência, velocidade e versatilidade são qualidades marcantes. Pode ser reconhecido por sua cabeça pequena e côncava, o pescoço arqueado, a linha de garupa horizontal e a cauda levantada.
Aptidão: O cavalo Árabe é destaque em provas de salto, enduro, western pleasure, halter, e outras.
No Brasil: As primeiras importações aconteceram em 1837 e voltam a acontecer em 1922. A ABCCA foi fundada apenas em 1965 e o primeiro livro do Stud Book foi editado em 1980. A criação brasileira é hoje uma das melhores do mundo.
















Texto pesquisado na Internet

Fotos copiadas da Web

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTE AQUI UMA MENSAGEM.