Seguidores e Leitores deste Blog

contato, dúvidas, envio de fotos, fale conosco.

Nome

E-mail *

Mensagem *

traduza este blog

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

MONO CARVOEIRO OU MURIQUI: o maior primata das Américas.



mono-carvoeiro (Brachyteles arachnoides) é um primata só encontrado na Mata Atlântica, cujas populações se encontram ameaçadas pela destruição e fragmentação do habitat e também pela atividade de caça. É o maior primata do continente americano e o maior mamífero endêmico ao território brasileiro. Os machos podem atingir até 15 kg.
A área de distribuição original do mono-carvoeiro se estendia do sul da Bahia até São Paulo, incluindo os Estados do Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, com possibilidades de ocorrência de algumas populações no norte do Paraná. A espécie ocupa hoje matas ombrófilas densas da região costeira e também florestas semidecíduas do interior, principalmente nos Estados de Minas Gerais e São Paulo.
O isolamento das populações em fragmentos de tamanho reduzido poderá levar a problemas de depressão  no futuro próximo, além do risco de acidentes demográficos e catástrofes locais, principalmente nas populações do norte a partir do Estado de São Paulo.
Muriqui ou Mono Carvoeiro é o maior primata das Américas.
O muriqui está entre os animais em maior risco de extinção do mundo, devido a caça, destruição de seu habitat natural e baixa taxa de reprodução da espécie.
Segundo estudos realizados sobre seu comportamento, os Muriquis têm uma sociedade caracterizada pela harmonia, ou seja, não há disputa pelo poder e nem por parceiros.
A alimentação dos muriquis constitui-se de 40% de folhas, 40% frutos, 10% de flores e sementes e 10% de insetos.
A palavra muriqui significa gente tranqüila, na língua tupi.

Subfamília

Atelinae com 3 gêneros: Logthrix, Ateles, Barchyteles.

Tamanho máximo

1.5 m. / 11 kg.

Tempo de vida

De 20 a 25 anos.

Dieta

Frutas e nozes (principalmente), sementes, folhas, aranhas e ovos de pássaros.

Localização

Venezuela, Colômbia, Equador, Peru, Brasil e Bolívia.

Habitat

Florestas tropicais úmidas baixas a florestas montanhosas com 3.000 m. de altura.
O mono-carvoeiro é um dos primatas mais ágeis, por isso é capaz de conseguir 171 espécies de frutas, até mesmo no final das ramas. Eles podem balançar com rapidez pelas árvores, percorrendo até 12m com apenas um braço.
Os monos-carvoeiro têm evoluído numa sociedade muito flexível para acompanhar o amadurecimento imprevisível das frutas. Eles se movem ao redor das florestas, sozinhos ou em grupos de até 20 indivíduos, que se separam poucas horas depois.
Pensava-se que monos-carvoeiros estavam extintos depois de 1926, mas eles foram redescobertos em 1974 nos Andes.

















NOTA DO BLOG

Este animal corre grande risco de extinção devido à sua caça.



Texto pesquisado na Internet

Fotos copiadas da Web

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTE AQUI UMA MENSAGEM.