Seguidores e Leitores deste Blog

contato, dúvidas, envio de fotos, fale conosco.

Nome

E-mail *

Mensagem *

traduza este blog

quarta-feira, 30 de julho de 2014

ANIMAIS GIGANTES, DENTRO DE SUAS ESPÉCIES.

TUBARÃO-BALEIA

Chegando a 14 metros de comprimento e pesando mais de 20 toneladas, o tubarão-baleia é de longe o maior peixe do mundo. Ele se alimenta de plâncton enquanto nada calmamente pelo oceano. Seu tamanho avantajado o ajuda a ficar longe de perigo, já que é difícil caçar animais de grande porte.












BESOURO GOLIATHUS GIGANTEUS


100 gramas! Pode não parecer muito, mas estamos falando de um inseto. O besouro Goliathus giganteus é o inseto mais pesado do mundo, mas não é o único com proporções gigantescas. A exposição Planeta Inseto, que começou no dia 15 de março no Museu do Instituto Biológico, em São Paulo (SP), traz outro besouro gigante: o Titanus giganteus pode chegar a 22 centímetros de comprimento e é o inseto com maior volume do mundo












TARTARUGA-DE-COURO


tartaruga-de-couro é a maior tartaruga marinha do mundo, podendo medir até 1,8 metro de comprimento e pesar 800 quilos. Apesar de seu tamanho avantajado, seus ovos são enterrados na areia e são coletados facilmente por caçadores ilegais.












BALEIA-AZUL


baleia-azul é o maior animal do planeta. Com uma dieta à base de crustáceos, pode chegar a comer 6 toneladas por dia, o suficiente para manter o corpinho de 160 toneladas e até 30 metros de comprimento. Com esse tamanho todo era muito visada por baleeiros e chegou à beira da extinção. Hoje a baleia-azul se encontra protegida, mas continua ameaçada segundo a IUCN (União Internacional pela Conservação da Natureza, na sigla em inglês).









ÁGUIA DO MAR DE STELLER


Pesando até 9 quilos e com uma envergadura que pode chegar a 2,45 metros, a águia-do-mar-de-Steller é a maior águia do mundo. A pesca excessiva vem forçando as águias-do-mar-Steller a entrar nas florestas em busca de carcaças de animais deixadas por caçadores, levando a um risco de envenenamento por chumbo causado pela ingestão da bala. Hoje ela é considerada vulnerável pela IUCN (União Internacional pela Conservação da Natureza, na sigla em inglês).












GIRAFA


Quando o assunto é altura, nenhum animal supera a girafa, o animal mais alto da Terra. Os machos podem chegar a até 5,5 metros de altura. As fêmeas são um pouco “menos altas”, 4,5 metros. Essa diferença de altura é um benefício para a espécie. Os machos se alimentam de folhas em estratos mais altos e não competem com as fêmeas, que fazem o almoço no andar abaixo.












AVESTRUZ




Com uma altura de até 2,8 metros e um peso que pode chegar a 160 quilos, o avestruz é a maior ave do mundo. Ele é muito pesado para voar, mas pode alcançar 70 quilômetros por hora e sustentar essa velocidade por 30 minutos.










SUCURI OU ANACONDA




sucuri pode chegar a 250 quilos e é a cobra mais pesada da Terra. Seu tamanho avantajado possibilita capturar presas enormes. Até a anta, o maior mamífero da América do Sul, pode fazer parte do seu cardápio.










ELEFANTE AFRICANO




Chegando a pesar até 7 toneladas, o elefante-africano é o maior mamífero terrestre do planeta. Mas um grande tamanho e um habitat tropical é uma combinação perigosa. A área de superfície do animal é pequena em relação a sua massa, o que dificulta a perda de calor. O risco de superaquecer é alto. Para compensar esse fato ele possui grandes orelhas que funcionam como radiadores. O elefante as abana constantemente, criando uma brisa que faz com que o sangue, que passa pelas orelhas, resfrie. Assim, evita que a temperatura chegue a níveis alarmantes.











CROCODILO DE ÁGUA SALGADA




7 metros e 1 tonelada de puro músculo fazem do crocodilo-de-água-salgada o maior réptil do mundo. A média de tamanho é bem inferior, mas um crocodilo do Santuário de Vida Selvagem Bhitarkanika chegou a essas incríveis proporções.











Textos retirados em parte da Internet
fotos copiadas da rede





Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTE AQUI UMA MENSAGEM.