Seguidores e Leitores deste Blog

contato, dúvidas, envio de fotos, fale conosco.

Nome

E-mail *

Mensagem *

traduza este blog

quarta-feira, 30 de julho de 2014

Quer montar seu aquário? Conheça alguns dos peixes mais coloridos do mundo.



APRESENTAMOS UM BREVE RESUMO DOS PEIXES MAIS COLORIDOS ENCONTRADOS EM MARES, RIOS E LAGOAS.




MANDARIM



Mandarim  vive em fundos ricos em limos e cascalho, de lagoas ou recifes de coral resguardados. Aqui, dissimulado no meio circundante, alimenta-se de pequenos invertebrados do fundo,  captura projetando rapidamente as maxilas para fora. Embora não ultrapasse os 6 cm de comprimento, destaca-se pelas suas  exuberantes e pelo padrão elaborado que lhe cobre o corpo. 









ANGEL IMPERADOR


Angel  (Pomacanthus imperator) é um peixe jovem bem adaptado a  em cativeiro e com uma dieta rica e variada evitará que ele possa incomodar corais mais macios. Na fase adulta o peixe adquire coloração intensa muito vibrante. 










PEIXE-LEÃO


Os Peixes-Leão ou Lionfish também são chamado de peixe escorpião, por causa de seus espinho venenosos. Apesar de sua aparência e seus espinhos os Lions são pacíficos com peixes do seu tamanho, resistentes a doenças e podem ser recomendados até para iniciantes em aquário marinho.

Os Lions são predadores vorazes, engolem qualquer peixe que caibam em sua boca. 










PEIXE-PORCO PALHAÇO


Apesar de resistente é um peixe que necessita de bastante espaço e também gosta muito de se entocar em esconderijos entre as rochas. Ele não costuma ser difícil na alimentação, e aceita com facilidade pedaços de ouriço, camarão, lula ou peixe cortado. Ele deve ser alimentado diversas vezes ao longo do dia. O Clown Triggerfish possui grande predisposição para a agressividade, portanto não deve ser misturado com companheiros de tanque menores ou com temperamento incompatível. Ele também pode mordiscar corais. 








ACARÁ-DISCO


O termo Acará-disco ou peixe-disco é a designação comum aos peixes teleósteos perciformes da família dos ciclídeos do gênero Symphysodon. De distribuição amazônica, corpo discoidal geralmente com faixas escuras verticais, são peixes ornamentais. São pacíficos, onívoros e gostam de pH ácido. 











ZANCLIDAE


Muito popular e bonito, o Moorish Idol (Zanclus cornutus) é um peixe que exige um nível de atenção maior por parte do aquarista. Conhecido como “Gil”, do filme “Procurando Nemo”, o Zanclus é um animal que apresenta certa resistência para se alimentar de rações, podendo vir a beliscar corais. Há, no entanto, novas rações e produtos desenvolvidos justamente para incentivar a alimentação desse animal, o que é muito eficaz.


O Moorish Idol é encontrado em muitas regiões do planeta, onde as águas são mais quentes. Há grande ocorrência dessa espécie na região da grande barreira de corais. Pode haver variação na cor ou formação, devido a cada animal ser único. 











PEIXE-PALHAÇO


Os Peixes-Palhaço, também denominados Peixes da Anêmona, são da família Pomacentridae e de várias espécies, dentre as quais, as mais conhecidas são o Palhaço Tomate, o Palhaço Comum (Ocellaris), o Palhaço Sebae e o Palhaço Marrom e todas sobrevivem em cativeiro sem grandes dificuldades. É impossível falar sobre o Peixe-Palhaço sem ligá-lo à Anêmona-do-Mar, a sua principal companhia. Apesar da aparência  inofensiva, a Anêmona-do-Mar possui células na ponta dos tentáculos, que queimam e  paralisam os peixes, para, em seguida, devorá-los. As anêmonas liberam substâncias químicas que atraem o Peixe-Palhaço, imune ao seu veneno. O muco que recobre esse peixe não contém os elementos que ativam a liberação da secreção venenosa, assim, eles fazem uma ótima parceria. Graças a essa harmonia, suas refeições (pequenos invertebrados) estão sempre garantidas. Esses simpáticos peixinhos medem cerca de cinco centímetros e pesam, no máximo, 150 gramas. Pequeninos no tamanho, mas exuberantes na vibração de suas cores, os Peixes-Palhaço possuem a capacidade de alternar seu sexo. Isso ocorre quando há necessidade dessa mudança, ou seja, eles nascem machos e, de acordo com a natureza de cada um, transformam-se em fêmeas ou não. 











PEIXE-PAPAGAIO ARCO-ÍRIS


Nomeado Peixe Papagaio por causa de sua calcárias-como bicos de aves. O papagaio usa esses bicos para esmagar e comer os pequenos invertebrados que vivem nos corais. Grande parte do piso de areia e mar de recifes de coral são, na verdade restos de refeições do peixe papagaio, eles mastigam os corais, invertebrados e cospem o cálcio restante. Na maioria das espécies, a fase inicial é vermelho escura, marrom ou cinza, enquanto a fase terminal é vividamente verde ou azul ou amarela com brilhantes manchas rosadas.










NOTA DO BLOG.
EXISTEM AINDA MILHARES DE ESPÉCIES QUE PODERIAM FIGURAR NESTA LISTA E AINDA MUITAS OUTRAS CENTENAS QUE AINDA NÃO FORAM DESCOBERTAS PELO HOMEM.

O aquarismo vem se tornado uma febre em várias partes do mundo.
Montar um aquário, por experiência própria, é uma boa terapia, mas requer alguns cuidados básicos.
Quando iniciei, tive algumas dificuldades, mas procurando na Internet achei boas dicas.
De modo profissional, indico 4 boas leituras para quem quer cuidar de aquários.

introdução ao aquarismo

como criar betta

como criar acará disco

como criar guppy



Textos pesquisado na Internet
fotos copiadas da Rede

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTE AQUI UMA MENSAGEM.