Seguidores e Leitores deste Blog

contato, dúvidas, envio de fotos, fale conosco.

Nome

E-mail *

Mensagem *

traduza este blog

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Gafanhotos, um inseto que pode destruir uma plantação inteira.

Os gafanhotos são insetos caracterizados por terem as pernas posteriores muito grandes e fortes, o que lhes permite dar grandes saltos. Algumas espécies deste inseto são considerados pelo homem como uma praga, pois podem formar um grande enxame, devastando enormes plantações, pois se alimentam dos mais variados tipos de plantas.   
Em alguns países como México, Tailândia, China e  alguns africanos, são uma grande fonte de alimento, utilizados nos mais variados pratos.
Conhecida e estudada pelo homem, existem 9 espécies de gafanhotos; o argentino, o do coqueiro, o do campo, o do milho, o gigante, o migratório, o peregrino, o soldado e o verde, mas centenas de outras espécies são encontradas.
No geral mede cerca de 5 cm, tem antenas curtas e grossas, sua coloração é variada e podem ser encontrados até nos jardins de nossa casa. Em geral são sossegados e solitários, mas podem ser reproduzir de maneira muito rápida , formando grupos imensos. Aí o seu comportamento calmo dá lugar  ao que se chama nuvem de gafanhotos, voando por muitos quilômetros e destruindo plantações e a vegetação encontrada no seu caminho.
Pássaros, cobras e sapos são seus predadores, mas devido a sua rapidez de reprodução é impossível controlar sua quantidade.
Uma fêmea do gafanhoto pode colocar 25 ovos por cada postura, mas isso se repete muitas vezes ao longo de um dia. Um gafanhoto pode viver até 1 ano e para combater sua praga são utilizados defensivos agrícolas, que acabam contaminando a produção.

clique no link abaixo e assista a um vídeo de uma nuvem de gafanhotos na cidade de Madagascar.




imagens-ilustrativas-de-gafanhotos























texto escrito pelo autor do blog
fotos copiadas da net

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTE AQUI UMA MENSAGEM.