Seguidores e Leitores deste Blog

contato, dúvidas, envio de fotos, fale conosco.

Nome

E-mail *

Mensagem *

traduza este blog

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Animais podem curar humanos. Conheça mais sobre a Zooterapia.

 A zooterapia é uma técnica de recuperação da saúde das pessoas usando animais. Esta técnica vem do século XVIII, sendo utilizada pela primeira vez na Inglaterra, onde uma instituição mantinha animais em seus pátios onde os pacientes passeavam. É uma técnica que visa a cura de enfermidades humanas apenas com a interação com animais domésticos.
Na década de 60 ganhou ainda mais força quando um psicólogo americano chamado Boris Levinson misturou com a ciência a riqueza do potencial que tinha na relação entre pessoas doentes e animais.
Antes já havia no Brasil, na década de 50, uma psiquiatra, Nise da Silveira, que já utilizava a zooterapia nos seus tratamentos.
É uma técnica que pode ser utilizada em pessoas de qualquer idade e em inúmeras doenças, sejam psicológicas ou físicas.
Essa experiência vem dando bons resultados e englobando profissionais de diversas áreas de saúde e educação. No Brasil, diferente de outros países, são utilizados até o momento, cães e cavalos nesta técnica. Mas isso não significa que outros animais não possam ser utilizados.
As principais técnicas utilizadas na zooterapia estimulam sempre o contato dos doentes com animais e assim aguçam a percepção da consciência dos pacientes. A Educação Assistida por Animais propõe atividades escolares, cujo instrumento é o contato dos alunos com cães para promover a aprendizagem. A Terapia Assistida por Animais propõem atendimento psicológico para adolescentes com deficiência, onde o animal é parte do tratamento. É usada como uma técnica alternativa às sessões de fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia e terapias ocupacionais, que pelo caráter repetitivo, provocam desinteresse do paciente.
Na Atividade Assistida por Animais existe a interação entre pacientes e cães treinados para modificar a rotina. Nos casos de visitas à pessoas hospitalizadas são utilizados animais pequenos como peixes e tartarugas em aquários, cães, coelhos, etc. Os animais são sempre acompanhados durante toda a sessão por profissionais especializados. Em outros casos, pacientes são levados a lugares como zoológicos ou aquários para ter contato com os animais, que mesmo a certa distância, é feito de forma a estabelecer um contato visual, auditivo e mesmo olfativo, buscando estimular os sentidos dos pacientes.
Segundo os profissionais, uma só técnica, bem empregada, pode dar excelentes resultados.
Existem casos onde o paciente não podendo ter contato com o animal vivo, são utilizadas partes do corpo do animal como penas, chifres, garras, pelos ou até mesmo animais empalhados, buscando estimular o contato pelo toque. Note bem que um animal não é morto para isso. São utilizadas partes de animais mortos em acidentes ou causas naturais e que tinham saúde perfeita.
É uma técnica que requer profissionais capacitados, animais sociáveis e com saúde.

NOTA DESTE BLOG


Algumas pessoas não concordam com este tipo de tratamento pois acham que os animais podem sofrer danos causados com a interação com alguns pacientes, como o estresse, por exemplo. Não somos profissionais para dar uma opinião concreta sobre isso, mas temos a experiência de termos animais em casa, por isso podemos atestar a grande alegria que eles nos dão, só de vê-los brincar. Entretanto não discordamos que um animal pode se estressar com determinada pessoa. Tivemos aqui em casa uma experiência assim ao recebermos uma pessoa que passa por diversas dificuldades. Esta pessoa pensava até em por fim a sua vida. Nosso gato Saske, até então alegre e ativo como sempre, no dia seguinte ficou triste, não comia, aparentemente sem motivo algum. Assim ficou por 4 dias e graças a  uma oração que fizemos para São Francisco de Assis, no quinto dia voltou ao normal. Pode ter sido uma coincidência ou um problema do bichano mesmo, mas quase todo dono de um animal de estimação sabe que eles absorvem a energia negativa das pessoas ou do ambiente, mesmo que involuntariamente. Pessoas doentes ou em dificuldades podem carregar esta energia negativa e devemos analisar se vale a pena penalizar um animal nesta experiência.
Acreditamos que um animal possa ajudar na recuperação de uma pessoa se essa pessoa entender do fundo de sua alma que o animal é um ser que veio para ser amado e respeitado, como tudo que exista na natureza.
Ele é um companheiro que só nos dá alegria e quase nada pede em troca.




imagens-ilustrativas-de-tratamentos-por-zooterapia













































texto escrito pelo autor do blog depois de pesquisas na net

imagens copiadas da web




Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTE AQUI UMA MENSAGEM.