Seguidores e Leitores deste Blog

contato, dúvidas, envio de fotos, fale conosco.

Nome

E-mail *

Mensagem *

traduza este blog

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Instituto Butantan, conheça um dos maiores centros de pesquisa do mundo.


Já falamos neste blog sobre soros antiofídicos. Hoje vamos conhecer mais algumas coisas sobre quem produz estes soros: o Instituto Butantan, em São Paulo.
O Instituto Butantan, vinculado à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, é um dos maiores centros de pesquisa biomédica do mundo, responsável por mais de 93% do total de soros e vacinas produzidas no Brasil, entre elas, vacina contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e influenza sazonal e H1N1.

O Instituto desenvolve estudos e pesquisa básica na área de Biologia e de Biomedicina, relacionadas, direta ou indiretamente, com a saúde pública. Produz vacinas e soros para uso profilático e curativo. Realiza missões científicas no país e no exterior através da Organização Mundial e Panamericana da Saúde, Unicef e a ONU. Colabora no combate a surtos epidêmicos com órgãos da Secretaria da Saúde e do Ministério da Saúde, National Institute of Health, dos EUA, Bill & Melinda Foundation, fundação do Bill Gates dedicada a pesquisa e ações comunitárias em saúde.
Além disso, o Butantan também realiza cursos e estágios de aperfeiçoamento aos técnicos do Butantan e de outras instituições e disponibiliza publicações sobre suas áreas de atuação, que são oferecidos a empresas, estudantes, militares e à população em geral. 
O Butantan possui um belíssimo parque com cerca de 80 hectares e mais de 62% em área verde, atraindo mais de 300 mil pessoas anualmente, é um dos principais pontos turísticos da cidade de São Paulo. Além de possuir uma imagem centenária de qualidade, mantém em seu parque um centro de exposições os museus Biológico, Histórico, Microbiologia em seu parque e o quarto museu, o Museu do Emílio Ribas, especializado em história da saúde. 
Hoje, tem por princípio o desenvolvimento harmônico e integrado da pesquisa científica e tecnológica e a produção de qualidade dos imunobiológicos. Esta qualidade e credibilidade dos trabalhos desenvolvidos na instituição espelham a competência de seus cientistas e técnicos, que nos seus 111 anos fazem o renome do Instituto Butantan.
A missão do Instituto é desenvolver pesquisas e produtos que contribuam para o acesso a saúde, compartilhando conhecimentos com a sociedade.
 Sua história começa com um surto de peste bubônica que se propagava no porto do Santos em 1899, levou o governo a adquirir a Fazenda Butantan para instalar um laboratório de produção de soro antipestoso, vinculado ao Instituto Bacteriológico (atual Adolpho Lutz).Esse laboratório foi reconhecido como instituição autônoma em fevereiro de 1901, sob a denominação de Instituto Serumtherápico, sendo designado para primeiro diretor, Vital Brazil Mineiro da Campanha, médico voltado para problemas de saúde pública. Graças ao idealismo de Vital Brazil, que além da produção de soros e vacinas, também se preocupava em desenvolver pesquisas, o Instituto tornou-se internacionalmente reconhecido. Em 1914 foi inaugurado o prédio principal, com as condições necessárias para abrigar os laboratórios, em torno dos quais cresceu uma instituição que combina pesquisa e produção.Instituto Butantan desde 1901 possui em suas atribuições a produção de imunobiológicos voltados à Saúde Pública. 

Em sua sede estão instaladas modernas fábricas de produção, contando também com a Fazenda São Joaquim, no município de Araçariguama, local onde se encontram os 800 cavalos responsáveis pela produção de anticorpos integrantes dos soros curativos. Reconhecido internacionalmente, o instituto é um dos um dos maiores centros de pesquisa biomédica do mundo. Apresenta ainda em seu complexo produtivo, o Centro de Biotecnologia, espaço voltado a pesquisas aplicadas de ponta, conduzido por renomados pesquisadores e equipado com modernos recursos voltados à produção para a Saúde Pública.
Estágios:
São oferecidos nas áreas de ciências biológicas, biomédicas, químicas, veterinárias e afins, nas seguintes modalidades:


  • Para graduandos, nos diferentes laboratórios do Instituto, a partir do 4º ano do referido curso, e são voluntários.
  • No Hospital Vital Brazil, é oferecido estágio voluntário a médicos e outros profissionais de saúde.
  • PAP – Programa de Aprimoramento Profissional: neste programa são concedidas bolsas pela Secretaria de Estado da Saúde para profissionais selecionados através de concurso público.
As inscrições ocorrem em Dezembro, para programas específicos divulgados nessa ocasião.


Informações para qualquer das modalidades são obtidas no Núcleo de Extensão Universitária:

Telefone: (11) 3726-7222 Ramal 2222

Pós Graduação


O Instituto Butantan inicia em 2010 as atividades de ensino de pós-graduação acadêmica na área de Toxinologia, com o Programa de Pós-graduação aprovado pela CAPES, em agosto de 2009, com conceito 5, para níveis de Mestrado e de Doutorado. O Programa abordará de forma multidisciplinar o estudo de venenos e toxinas de diferentes espécies e seus efeitos em sistemas biológicos. Dada à característica multidisciplinar dos estudos em toxinologia, serão formados profissionais capacitados para atuar em áreas básicas do conhecimento como Bioquímica, Biologia Molecular, Farmacologia, Biologia Celular, Patologia, entre outras, e também para atuar em inovação e desenvolvimento.
Ação educativa nos museus
O Instituto Butantan oferece ao público a visita aos seus três museus: o Museu Biológico que apresenta animais peçonhentos como serpentes, escorpiões, aranhas, entre outros que são foco das pesquisas, o Museu de Microbiologia que apresenta alguns seres microscópicos que estão ligados a doenças e que também são estudados pelos pesquisadores do Butantan e o Museu Histórico, que apresenta uma parte da história da própria instituição. Nesses espaços são desenvolvidas ações educativas relacionadas às exposições permanentes e temporárias, bem como atividades especiais em Educação Ambiental e em laboratório de Microbiologia.

A visitação de grupos, escolares ou não, com 15 a 50 pessoas, é feita mediante agendamento.


CENTRO DE DESENVOLVIMENTO CULTURAL

Av. Vital Brasil, 1500 - CEP 05503-900 - São Paulo-SP -
Tel.: (11) 2627-9537, 2627-9536, 3726-7222 Ramal 2117 Email cultural@butantan.gov.br


imagens-ilustrativas-do-instituto-butantan.
















texto pesquisado na net
fotos copiadas da web

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTE AQUI UMA MENSAGEM.