Seguidores e Leitores deste Blog

contato, dúvidas, envio de fotos, fale conosco.

Nome

E-mail *

Mensagem *

traduza este blog

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Gato doméstico, conheça-pesquise-a-história-deste-nobre-felino.

Como amantes de gatos que somos, resolvemos pesquisar na net como estes nobres e altivos animais apareceram entre nós. Damos um resumo de nossas pesquisas, procurando não adentrar em questões secundárias, mas na história deste belo animal.
Acredita-se que o gato seja uma evolução de um pequeno animal que habitava árvores e que viveu há cerca de 40 milhões de anos. Este pequeno animal também foi ancestral do outros animais como o urso, a doninha, a raposa, o guaxinim e o coiote. Tinha, segundo fósseis encontrados, um corpo comprido, pernas curtas e unhas retráteis como dos felinos. Sua evolução natural ocorreu e 10 milhões de anos depois surgiria um animal mais parecido com o gato.
O nosso gatinho demorou mais a ser domesticado que os cachorros. Saber ao certo onde e quando apareceram dentro dos lares é algo difícil. Sabe-se que no antigo Egito eles eram adorados e cultuados. Algumas imagens de deuses eram retratadas com cabeças de gatos. Nesta época, quando morria um gato, este eram mumificados e muitas vezes colocados junto das tumbas de seus donos.
Depois de se espalharem pelo mundo, os gatos foram bem aceitos por onde passavam, pois se tratava de um exímio exterminador de ratos, inclusive ratos que transmitiam a terrível peste bubônica. Esta, ao nosso ver, deve ser um dos maiores motivos da domesticação destes  felinos.
Como o homem põe sempre tudo a perder com suas idéias e atitudes ridículas, na idade média a popularidade de nosso bichano decaiu. Foram associados a adoração de maus espíritos, acusados de serem demoníacos. Isto promoveu uma grande perseguição e extermínio da raça. Quem ousa-se proteger ou criar um felino, principalmente os pretos, era denunciado como bruxo e sujeito a morte e torturas. Isto criou diversas superstições, muitas mantidas até os dias de hoje. Depois de muita maldade contra os felinos, esta perseguição terminou, coisa que duvidamos, pois ainda podemos ver muita coisa ruim sendo feita com os gatos.
Tornaram-se grandes frequentadores de obras de arte de artistas.
Quanto ao aspecto físico e social, o gato caseiro é limpo, graciosos e individual. Seus movimentos são harmoniosos, ágil. Assim como seus primos felinos selvagens, defendem o seu território com firmeza, marcando com urina sua área para que outros não invadam.
Utiliza e muito bem suas garras retráteis para defesa, ataque e para subir e escalar, usando sua engenhosa estrutura física e aerodinâmica. Sua cauda funciona como um leme, ajudando na hora de uma queda. Dificilmente uma gato vai cair de costas. Seu fôlego é curto para grandes corridas, vide seu primo Guepardo, e embora não aprecie muito a água é um bom nadador quando preciso.
Apresenta uma variedade de expressões e ruídos para se comunicar. Quando mia está se dirigindo à outras pessoas e não a outros gatos. O chamado ¨ ronron ¨ é o modo que ele transmite alegria ao seu dono, e nada mais é que a aceleração de sua corrente sanguínea.
Os sentidos dos gatos são muito desenvolvidos. Tato, audição e visão são suas armas de ataque, reconhecimento e defesa. Além de uma extraordinária paciência e silêncio na hora da caça. Os pelos dos bigodes são muito sensíveis juntamente com as patinhas.
Não sei os gatos de vocês, mas os nossos 2 felinos quando deitadinhos, avisam a quem está em casa, que ou eu ou minha mulher esta chegando da rua. Eles levantam a cabeça, me olham e olham em seguida para a porta ou janela e daí a alguns minutos a pessoa chega.
Sua coloração é muito variada e vai de acordo com as diversas espécies que existem, inclusive algumas misturadas pelo homem em busca do gato perfeito.
Aos 5 meses de idade, normalmente, uma gata vai ter seu primeiro cio, que pode durar de dias a semanas. Se neste período não for fecundada ela começa novamente um novo período. Durante o cio o comportamento muda e ela emite gritos para alcançar os machos. Também fica mais inquieta dentro de casa ou vagando dia e noite pelas ruas em busca de um companheiro. Gatos não casam. Se um macho fecundar uma fêmea, vai embora, principalmente se forem machos de rua. Casais moradores de uma mesma casa, se não castrados, se acasalam e como ambos já moram no local, ficam juntos. Depois de dar a luz e amamentar as crias, as gatas precisam esconder os filhotes do macho, pois esses vão querer devorá-los.
Uma gata pode acasalar com vários machos quando está no cio e dar a luz a gatos de pais diferentes. A gestação dura 60/65 dias. A expectativa de vida de um gato vai depender de diversos fatores como onde vive, cuidados veterinários que recebe, comidas, etc.
Muita gente que tem gatos em casa não tomam os devidos cuidados com sua saúde e alimentação. Um bom veterinário é a melhor coisa que um gato pode ter. Mesmo em bom estado de saúde, devemos levá-lo, pelo menos 1 vez ao ano, para uma vista ao profissional. Vacinas, remédios, tudo deve ser ministrado por ele.
Rações e comidas também são um item importante na saúde do animal. Hoje já temos nos mercados rações balanceadas para os mais diversos tipos de animais. Custa dinheiro, mas antes de nos aventurarmos na aquisição de um animal, devemos ver nossas condições para mantê-lo. Gatos são por natureza, carnívoros, mas isso não quer dizer que temos que só lhes dar carne. Se não os castrados, a sua procriação é constante.
Jogar as crias na rua é uma grande maneira de aumentar a espécie e  fomentar ainda mais o ódio que muitos tem do bicho.
Vivemos em um país que leis não são respeitadas. Existe a proteção de animais no papel, mas de execução difícil. Devemos zelar pelos nosso bichinhos, pois somente eles nos entendem.




Clique no link abaixo e veja algumas estripulias dos felinos.








imagens-ilustrativas-de-diversos-gatos










































texto escrito pelo autor deste blog
vídeo compartilhado do youtube
fotos copiadas da net

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTE AQUI UMA MENSAGEM.