Seguidores e Leitores deste Blog

contato, dúvidas, envio de fotos, fale conosco.

Nome

E-mail *

Mensagem *

traduza este blog

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Pica-pau, pesquise-e-conheça-estas-aves.

    
O Pica-pau é uma ave de tamanho pequeno/médio, com penas coloridas, e que são encontrados nos mais diversos habitats do planeta. Vamos conhecer individualmente as diversas espécies encontradas no Brasil.



Pica-pau anão

São considerados os menores do Brasil. Medem cerca de 9 cm e habitam florestas, matas e cerrados do Sudeste, sul, Minas Gerais e do Espírito Santo até o Rio Grande do Sul. Alimentam-se de larvas e pequenos insetos que capturam nos galhos de árvores. Na época da reprodução, constrói seus ninhos em ramos secos, onde a fêmea põe de 2 até 4 ovos. É uma espécie ameaçada de extinção pela invasão ao seu habitat natural.

Pica-pau branco

É uma espécie grande e a cor predominante é o branco. Vive nas bordas das matas, campos, pomares e cerrado da Bahia ao Rio Grande do Sul.
Sua alimentação incluí insetos, frutos e sementes. Também ameaçado de extinção pela destruição do seu habitat.


  

Pica-pau de topete vermelho


É uma ave média, medindo cerca de 35 cm. Sua cabeça é negra com um topete vermelho. Vive nas matas e cerrados da Amazônia ao oeste de São Paulo e sua alimentação é só feita na base de insetos. A poluição e destruição do seu habitat são a maior ameaça da espécie.




Pica-pau de cabeça amarela

Mede cerca de 28 cm e possuí uma cabeça amarelada.Vive em florestas do Sudeste, na  
Bahia, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso do Sul.São aves solitárias e se alimentam de insetos, larvas e frutas. Na época da reprodução constroem seus ninhos em troncos onde a fêmea faz a postura de 5 ovinhos e o casal choca em revesamento por 16 dias. A destruição do seu habitat é a sua maior ameaça.




Pica-pau de cara vermelha



Mede cerca de 30 cm, peitos e pescoço negros e cabeça e topete vermelhos. Vive em regiões campestres, do Panamá até a Bolívia, Argentina, Paraná, Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás.
São aves solitárias e agressivas. Se alimentam de insetos, bicando o oco das árvores tentando localizar alguma coisa. Quando encontram, a captura é feita com sua língua pegajosa. Come também frutas.
Na época da reprodução o casal se encontra em voo e fazem seus ninhos em árvores mortas. A fêmea põe 2/4 ovos e ambos se revezam no choco. A destruição da mata é a maior ameaça sofrida pela espécie.




Pica-pau rei



É o maior pica-pau brasileiro, medindo cerca de 36 cm e uma língua 5 vezes maior que o bico e com um gancho na ponta para capturar presas. Vive de Goiás ao Rio Grande do Sul, em pequenos grupos e sua alimentação vai de insetos até sucos de frutas que perfura com seu bico e suga.
Na época da reprodução constroem ninhos sempre virados com a entrada para baixo, onde a fêmea põe 2/4 ovos e ambos chocam. Os filhotes nascem totalmente sem penas e cegos, mas se desenvolvem rapidamente. É considerado o pica-pau mais barulhento, pois usam o barulho para alertar uns aos outros.Sua ameaça vai do uso de agrotóxicos pelo homem e aos tucanos, seu maior predador.



Pica-pau verde barrado



Mede cerca de 26 cm, verde e com os lados da cabeça brancos e nuca vermelha. Vive em matas, cerrados e caatinga, de Marajó até Rio Grande do Sul, Paraguai, Argentina e Uruguai.
É o único pica-pau que pula de galho em galho para locomover-se e sua alimentação é de besouros.
Na época da reprodução buscam as árvores mais altas, velhas e de grande porte. Sua maior ameaça é a destruição da mata.





imagens-ilustrativas-do-pica-pau-anão













imagens-ilustrativas-do-pica-pau-branco















imagens-ilustrativas-de-pica-pau-de-topete-vermelho














imagens-ilustrativas-do-pica-pau-de-cabeça-amarela












imagens-ilustrativas-do-pica-pau-de-cara-vermelha










imagens-ilustrativas-do-pica-pau-rei











imagens-ilustrativas-do-pica-pau-verde-barrado














texto escrito pelo autor deste blog

fotos copiadas da net

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTE AQUI UMA MENSAGEM.