Seguidores e Leitores deste Blog

contato, dúvidas, envio de fotos, fale conosco.

Nome

E-mail *

Mensagem *

traduza este blog

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Guepardo, conheça um felino mais rápido que muitos carros.

Um felino ágil e rápido. Este é o guepardo, um dos mais ferozes carnívoros do reino animal.De pernas longas, garras não retráteis e latido igual ao do cachorro, o guepardo possui a habilidade dos grandes felinos. Sua cabeça é pequena e redonda e a cauda longa. A grande arma do guepardo é o ataque veloz. Ele surge do nada e ataca grandes rebanhos e mesmo animais ágeis como a gazela, dificilmente escapam. Ao perseguir uma presa, atinge em apenas 2 segundos, a velocidade de 50 Km/h,isto partindo da imobilidade. À medida que desenvolve a corrida, pode atingir 110 Km/h. Para não derrapar nesta velocidade, usa as unhas como travas de uma chuteira. Atinge sua presa pelo pescoço e a mata por estrangulamento. Apesar da espantosa velocidade e arremate, nem sempre sai vencedor. Precisa atingir sua presa no primeiro arremate, pois seu folego é curto e não conseguindo seu intento, precisará de tempo para se restabelecer.
Se treinado desde filhote, o guepardo pode se tornar um ¨ quase ¨ animal doméstico. Marajás da Índia tinham vários e os usavam como animais de caça.
Os guepardos vivem nas savanas secas da Ásia e ainda poucos exemplares são encontrados na África.
Medem entre 76/89 cm de altura e pesam 35/60 Kg. Em época de acasalamento, a fêmea pode gerar 2/3 filhotes, que são presas fáceis de outros predadores, como o chacal. Além desses, elas precisam também tomar cuidados com guepardos machos, inclusive o próprio pai das crias, que podem matá-los para poderem acasalar novamente com a fêmea. O filhote tem uma espécie de crina por todo o dorso.
A expectativa de vida de um guepardo é curta: varia entre 7/8 anos. O comércio da sua pele e a ocupação do seu habitat são as principais causas da redução da espécie.Existem leis para sua proteção, mas grande maioria não cumpre. A situação atual deste felino é vista com preocupação pois é um animal que não se reproduz bem em cativeiro. Além do mais, não sobrevivem sem suas presas sobretudo gazelas.



imagens-ilustrativas-do-felino-guepardo









































texto escrito pelo autor do blog

fotos copiadas da net

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTE AQUI UMA MENSAGEM.