Seguidores e Leitores deste Blog

contato, dúvidas, envio de fotos, fale conosco.

Nome

E-mail *

Mensagem *

traduza este blog

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Conheça 10 animais que estão acabando no Brasil

Infelizmente o Brasil é um dos campeões mundiais no quesito ¨ animais em extinção ¨. A nossa grande diversidade biológica, grandes florestas e enormes rios, nada disso representa garantias de conservação de espécies. Somos o país que mais desmata, polui e trafica animais. Leis minguadas não são cumpridas e órgãos criados para a proteção da biodiversidade, nada mais são que cabides de empregos. Um dia, próximo, vamos chorar por tudo isso.
Mostraremos 10 animais que se já não foram extintos, estão perto. Muito já não são vistos e outros raramente são encontrados.

1- BUGIO-MARROM
Primata que vive na Mata Atlântica e que só se alimenta de folhas, vivendo em grupos de 3 até 8 indivíduos.
Sofre com o comércio ilegal como animal de estimação e a caça e incêndios no seu habitat natural.
Poucos indivíduos desta espécie são avistados hoje em dia. Sua pele é absurdamente usada até como enfeites de casacos de luxo.

imagens-ilustrativas-do-bugio-marrom.


2- CUÍCA-DE-COLETE
Mamífero que habita o Maranhão e Ceará e se alimenta de frutas. São animais lentos como a preguiça e alvo fácil dos caçadores. Os últimos exemplares estão condenados ao desaparecimento em breve.

imagens-ilustrativas-da-cuíca-de-colete.


3-BALEIA-AZUL
Maior animal do mundo, esta desaparecendo do Brasil pelo seu tamanho. Medindo entre 25 / 30 metros, é considerado pelos comerciantes baleeiros como um animal rentável. Hoje leis às protegem, mas o prejuízo já feito é irreversível. Ainda não se tornou extinta por migrar para se reproduzir nos trópicos, isto no inverno e na primavera.

imagens-ilustrativas-da-baleia-azul.


4-MICO-LEÃO-PRETO
Macaco que vive na Mata Atlântica e muito ameaçado de extinção pelo desmatamento do seu habitat natural. Se alimenta de frutas, aves e pequenos vertebrados. Por serem monogâmicos ( só se casam uma vez só ) a reprodução é muito demorada, ameaçando mais a conservação da espécie.

imagens-ilustrativas-do-mico-leão-preto.
Mico-leão-preto na floresta (Foto: Divulgação)



5-RATO-DO-MATO
Roedor que vive em São Lourenço (RS), Paraná e São Paulo. Seu habitat neste locais são as paredes das casas, onde se esconde. Não é o rato comum. Este só se alimenta de vegetais, folhas e frutos. Pode chegar até  1 Kg de peso.

imagens-ilustrativas-do-rato-do-mato.


6-LAMBARI
Peixe quase extinto e pouquíssimos exemplares são encontrados no Rio Iguaçu, no Paraná. Construções de barragens neste rio acabaram com este peixe.

imagens-ilustrativas-do-lambari.


7-CAÇÃO-BICO-DOCE
Peixe que vive na costa sudeste e sul do Brasil. Atinge mais de 30 anos de vida, mas a exploração da espécie para aproveitamento do óleo e carne, deixou-os em níveis perto do zero.

imagens-ilustrativas-do-cação-bico-doce.


8-BORBOLETA-ACTINOTE ZIKANI
Inseto em alto risco de extinção. Ao todo são 20 tipos desta espécie. Habita uma faixa curta da Serra do Mar em São Paulo.

imagens-ilustrativas-da-borboleta-actinote-zikani.


9-ARARA-AZUL-DE-LEAR
Ave que apresenta as cores da bandeira do Brasil e habita a Bahia. O comércio ilegal é a sua maior ameaça, acompanhado da escasses do coco-da -palmeira Licuri, seu principal alimento. Uma arara adulta come 350 deses cocos por dia.

imagens-ilustrativas-da-arara-azul-de-lear.


10-PATO MERGULHÃO
Ave muito ameaçada de extinção no Brasil. No Paraguai e na Argentina já não existem mais. Aqui vive no Paraná, Minas Gerais, Goiás e Tocantins. Estima-se 250 aves no país inteiro.

imagens-ilustrativas-do-pato-mergulhão.



Com certeza em pouco tempo só vamos tomar conhecimento destas espécies por livros e Internet.
Outras espécies também já não são mais encontradas com facilidade até mesmo no nosso quintal.
Na cidade, nunca mais eu vi um vaga-lume. 


texto escrito pelo autor do blog depois de pesquisa na web

fotos ilustrativas copiadas da net










Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTE AQUI UMA MENSAGEM.