Seguidores e Leitores deste Blog

contato, dúvidas, envio de fotos, fale conosco.

Nome

E-mail *

Mensagem *

traduza este blog

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Vaga-lume: o inseto iluminado.


 Os vaga-lumes ou pirilampos são insetos bioluminescentes, isto é, possuem órgãos abdominais que emitem luz. Existem 3 espécies destes insetos e cada uma vai ter seu modo peculiar de produzir luz.
A espécie Elateridae  costuma voar bem alto e possuem duas manchas na parte anterior do peito e uma terceira no abdômen. Na parte do peito, a luz é esverdeada e na abdominal alaranjada, só ligada quando o inseto voa. É uma luz que pode atingir um facho de 1 metro de diâmetro. Esta espécie pode viver quase 2 anos, sendo que somente se acasalam no verão. Os ovos são colocados em madeiras podres no interior das matas e quinze dias depois as larvas eclodem, passando os próximos 2 anos comendo outros insetos, crescendo até se transformarem em pupas e depois em vaga-lumes adultos. Os pais depois de se acasalarem e colocarem os ovos, morrem.
A espécie Fengodidae vive sempre no chão e emitem sempre sua luz. Alguns da espécie só emitem luz vermelha na cabeça e esverdeada no corpo. Outros emitem luz esverdeada por todo o corpo. A fêmea sempre vai ter um aspecto de larva. As larvas desta espécie gostam de comer piolho-de-cobra. Não se sabe ao certo a expectativa de vida da espécie.
A última espécie, a Lampyridae, a única encontrada no Brasil, habita matas, campos e cerrados, gostando de lugares úmidos. As lanternas ficam no ventre e emitem luz verde durante o entardecer. Os adultos e as larvas se alimentam de caramujos.
Para entender como a lanterna dos vaga-lumes funciona, é preciso entender de Química. Estes insetos possuem no seus corpos, fotócitos, células que produzem luz. Na verdade, essa luz é usada para se comunicar na hora da paquera, para atrair o outro sexo. Para acender essa luz entra em ação o sistema nervoso do inseto, numa reação química complexa.
 A poluição dos grandes centros urbanos e o uso de inseticidas acabaram e muito com os vaga-lumes. Hoje só é possível encontrá-los em matas fechadas. Quando criança, nós os víamos aos montes em nossos quintais.


imagens-ilustrativas-de-vaga-lumes















texto escrito pelo autor do blog

fotos ilustrativas copiadas da net




    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    POSTE AQUI UMA MENSAGEM.