Seguidores e Leitores deste Blog

contato, dúvidas, envio de fotos, fale conosco.

Nome

E-mail *

Mensagem *

traduza este blog

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Gambá, conheça um pouco este ¨ cheiroso ¨ animal.

Gambás não são parentes de ratos nem de esquilos. Com várias denominações, de acordo com a região onde vive, o gambá é um marsupial que habita dos Estados Unidos até a América do Sul.
São animais que medem cerca de 40 / 50 centímetros de comprimento mais a cauda de cerca de 40 centímetros, usada para mover-se nas árvores. Patas pequenas com 5 dedos e garras.
São animais solitários que só na época da reprodução vão formar casais e isto só vai acontecer 3 vezes no ano. A gestação da fêmea dura entre 12 / 13 dias e os filhotes ainda nascem na forma embrionária, com 1 cm de comprimento e 2 g de peso. Estes embriões completam seu ciclo de crescimento dentro do marsúpio ( bolsas no ventre igual ao dos cangurus-fêmea) por mais 70 dias.
Em cada gestação nascem entre 10 / 20 embriões. Gambás são mamíferos e se alimentam de quase tudo. De raízes, frutas, insetos, crustáceos, até cobras e aves.
O cheiro característico dos gambás está ligado a sua defesa. São produzidos em glândulas debaixo dos braços. Embora muito fétido, o líquido produzido pelos gambás não afeta fisicamente seus agressores, apenas os afugenta. Durante suas épocas de cio, a fêmea utiliza este cheiro para atrair os machos. Os gambás também se fingem de mortos para escapar de agressores.
Alguns gambás são imunes ao veneno de cobras, incluindo jararacas, cascavéis e corais, chegando até a atacá-las e come-las.
São conhecidas diversas espécies de gambás e no seu habitat natural o seu maior predador é o gato-do-mato. Fora esses, sua maior ameaça são os atropelamentos de que são vitimas ao tentar atravessar estradas que cortam seu habitat. No cativeiro sua expectativa de vida chega aos 5 anos.


imagens-ilustrativas-de-gambás.












texto escrito pelo autor do blog
fotos copiadas da net



    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    POSTE AQUI UMA MENSAGEM.