Seguidores e Leitores deste Blog

contato, dúvidas, envio de fotos, fale conosco.

Nome

E-mail *

Mensagem *

traduza este blog

quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Camaleão. conheça o único lagarto que muda sua cor.

Os camaleões são répteis da família dos lagartos e seu nome, derivado de palavras gregas, significa leão da terra. Existem dezenas ou até centenas de espécies de camaleões espalhadas pelos mais diversos locais do mundo. A maior parte vive na África e Madagascar. Registros fósseis indicam que a família teve origem há mais de 100 milhões de anos.
São encontradas também algumas espécies na Espanha, Portugal, Índia e até na Ásia. No Brasil , mas precisamente na Amazônia, é encontrado uma espécie trazida da Índia pelos portugueses e que se adaptaram bem à região. A Iguana encontrada também na Amazônia e no Nordeste é confundida com camaleões, mas pertencem a família de outros tipos de lagartos.
Camaleões diferem de lagartos pela habilidade de algumas espécies mudar sua coloração. Medem até 60 cm de comprimento e possuem uma língua grande, grudenta e rápida. Pode alongar sua língua por até 1 mt para capturar presas. Caçador hábil, movimenta-se lentamente para não ser percebido. Sua principal alimentação são os insetos. Seus olhos se movimentam cada qual para uma direção diferente, dando a eles a habilidade de olhar sua presa com um olho e com o outro tomar conta dos predadores que podem vir caçá-los.
Assim como as cobras e alguns lagartos, o camaleão muda de pele.
Os camaleões vivem em montanhas, florestas, savanas, caatingas e cerrados. Podem habitar árvores e o solo. Seus hábitos são diurnos e pela manhã e no final da tarde estão sempre em atividade. Vivem maior parte de sua vida solitários e atacam quem se aproxima dele, inclusive outros camaleões. Só procura companhia na época de acasalamento. Do resultado deste acasalamento, a fêmea fará a postura de 30 até 40 ovos em um buraco no chão. O tempo de incubação destes ovos será de 8 a 9 meses e a expectativa de vida de um camaleão beira os 5 anos.
No Brasil a lei permite a sua criação como animal de estimação. Recentemente foi proibida a sua importação, mas os animais que já estavam no país antes da criação desta lei, criados em locais adequados, podem ser vendidos dentro do país. No cativeiro, também comem frutas quando adultos. Os jovens só comem insetos.
A mudança de cor do camaleão está ligado a camuflagem e à luta entre eles. Os camaleões possuem células na pele que mudam sua cor de acordo com o momento. Cores que o ajudem a se confundir com o local onde vive e deixá-lo escondido de possíveis predadores e cores que indicam ao seu oponente, quando em luta, se ele está assustado ou furioso. De qualquer modo está mudança é um processo químico.
O camaleão é usado também como animal sagrado, de boa sorte, personagens de contos, símbolo de bloco carnavalesco, símbolo de astrologia, jogos e até personagens de cinema.


imagens-ilustrativas-de-camaleões.

























texto escrito pelo autor do blog
fotos copiadas da net



Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTE AQUI UMA MENSAGEM.