Seguidores e Leitores deste Blog

contato, dúvidas, envio de fotos, fale conosco.

Nome

E-mail *

Mensagem *

traduza este blog

segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Polvos, conheça um pouco deste delicioso e inteligente molusco.

Para quem gosta, os polvos são considerados uma excelente iguaria marinha. Mas, fora isso, os polvos são inteligentes predadores e não são peixes.
Os polvos são moluscos marinhos que possuem 8 fortes braços com ventosas. Não possuem esqueleto interno e usam a camuflagem para fugir dos seus predadores naturais.
Como são vorazes predadores, se alimentam de peixes, crustáceos e invertebrados, usando sua grande capacidade de se camuflar no ambiente onde vive, seus braços para agarrar presas que se aproximam dele e, principalmente sua excelente visão, idêntica a visão humana, pois percebem todas as cores do ambiente.
Quando ameaçados, usam a camuflagem para se esconder ou soltam uma tinta para encobrir a visão dos seus predadores. A melanina, substância que dá coloração ao cabelo e pele humana é a principal substância encontrada nesta tinta.
A boa camuflagem com o ambiente em que vive provém de células de sua pele, que alteram a cor de sua epiderme, imitando o fundo dos mares. Além disso, alguns polvos usam o mesmo mecanismo de defesa da lagartixa, que solta sua cauda ao ser atacada pelo predador, enquanto foge. Estes polvos largam alguns tentáculos para distrair o predador. Depois esses braços voltam a crescer.
No momento do ato sexual, o canibalismo pode acontecer entre algumas espécies de polvos.Para tentar se defender neste período, a fêmea libera um feromônio para atrair os machos e prevenir que o parceiro a devore. Ela pode ser fecundada por mais de um parceiro e guarda os espermatozoides por dias até que seu óvulo esteja pronto. Ela então deposita os ovos fecundados, cerca de 200 mil, em um ninho, e ira tomar conta deles sem se alimentar e, geralmente depois deles eclodirem, ela irá morrer.
Os machos morrem algumas semanas depois da cópula. A grande quantidade de ovos deve estar ligada a grande perda que existe na vida dos polvos. Quando novos são refeições apetitosas para diversos predadores e poucos conseguem chegar a idade adulta.
Os polvos possuem neurônio em boa quantidade e desenvolveram grande inteligência para sobreviver e reconhecer coisas.

  imagens-ilustrativas-de-polvos.

















texto escrito pelo autor do blog

fotos copiadas da net

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTE AQUI UMA MENSAGEM.