Seguidores e Leitores deste Blog

contato, dúvidas, envio de fotos, fale conosco.

Nome

E-mail *

Mensagem *

traduza este blog

quinta-feira, 16 de abril de 2015

Camelos: conheça os reis do deserto.

Já mostramos aqui as principais diferenças entre os camelos e os dromedários. Hoje vamos falar mais sobre o animal considerado como o rei do deserto: o camelo.
Os camelos são ungulados que possuem um par de dedos em cada pata. Vivem nas áreas secas e desérticas da África e da Ásia. Foram domesticados há milhares de anos e são excelentes animais de transporte, além de fornecerem leite e carne.
Estudiosos encontraram evidências de que ancestrais dos camelos viviam na América do Norte durante o período Paleogeno e depois se espalhou para a Ásia e a África. Algumas espécies deles foram extintas.
A altura de um camelo adulto pode chegar aos 1,85 mts com comprimento de 2,10 mts. Sua corcova pode chegar aos 75 cm e sua expectativa de vida ultrapassa os 40 anos.
Os camelos são considerados os reis do deserto pois não necessitam ficar bebendo água a todo instante e são os animais mais rápidos e preparados para atravessar longas áreas secas. A velocidade de um camelo chega aos 65 km/h.
Ao contrário do que muita gente pensa, os camelos não guardam água em sua corcova. As corcovas na verdade são depósitos de gordura usada para minimizar o calor e para manter o animal hidratado.
Os rins e intestinos desses animais são outras importantes peças para reter a água no corpo do animal. A urina dele sai em forma de xarope e suas fezes são secas o bastante para serem usadas na fogueira.
Essas adaptações fisiológicas aumentam e muito a capacidade do camelo de ficar sem beber água por muito tempo.
Quando bebe água, um camelo adulto pode ingerir cerca de 200 litros de uma só vez. São animais herbívoros e dão preferência para plantas suculentas.
A gestação da fêmea dura um pouco mais de 1 ano e nasce apenas uma cria por vez.
De tanta utilidade, os camelos já foram usados militarmente em várias épocas.


imagens-ilustrativas-de-camelos.

















texto escrito pelo autor do blog.
fotos copiadas da net.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTE AQUI UMA MENSAGEM.