Seguidores e Leitores deste Blog

contato, dúvidas, envio de fotos, fale conosco.

Nome

E-mail *

Mensagem *

traduza este blog

quinta-feira, 7 de maio de 2015

Pombos: eles realmente são uma praga ?

Os pombos são uma família numerosa de aves que incluem pombos, pombas, rolas e rolinhas entre outros.
Existem perto de 300 espécies em todos os continentes e  muitas são consumidas como alimento.
Aves de médio e pequeno porte, os pombos vivem cerca de 15 anos e em voo sua velocidade pode chegar a até 80 km/h., percorrendo grandes distâncias sem se cansarem. São aves extraordinárias, pois conseguem localizar seu ninho mesmo estando há mais de 1.000 km dele. Sua audição é uma das mais aguçadas entre todos os animais.
Existem aves de várias cores, dependendo da espécie. Em época de acasalamento são mais territoriais, se alimentando de sementes de gramas e outras pequenas plantas. Utilizam areia para ajudar na trituração do alimento.
O pombo caseiro secreta um líquido produzido em suas moelas que vai alimentar seus filhos nos primeiros dias de vida, isto é feito pelo regurgitamento direto no papo dos filhotes.
A fêmea do pombo põe seus ovos para ambos chocarem e as crias nascem cegas, ficando com os pais por até 32 dias, quando já estão prontos para a vida. Para conquistar sua amada, o macho dança para agradá-la e o sinal de que já são um casal é quando ambos se bicam.
Passado os dias de cuidados com os filhotes, o casal volta a chocar mais ovos.
Hoje já são criados pombos em cativeiro, já havendo cruzamentos e seleção dirigidos. O pombo-correio é usado como mensageiro e é capaz de percorrer mais de 500 km por dia à uma velocidade de 50 km/h. É o mais famoso descendente do pombo doméstico.
Devido a sua facilidade de adaptação aos ambientes e sua grande taxa de reprodução, os pombos se tornaram um problema ambiental por competirem com outras espécies por alimentos.
É muito comum vê-los sobre monumentos, bancos de praças, telhados e nos mais variados lugares.
Suas fezes podem danificar objetos e transmitir cerca de 57 doenças. Vários métodos são utilizados para evitar a presença dessas aves nas casas, mas devemos salientar que é crime matar esses animais.
Os pombos são usados como símbolos da paz, usado na fantástica história da Arca de Noé como a ave que achou a terra firme depois do dilúvio e também usada no momento do batismo de Jesus.


imagens-ilustrativas-de-pombos.































texto escrito pelo autor do blog
fotos copiadas da net

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTE AQUI UMA MENSAGEM.