Seguidores e Leitores deste Blog

contato, dúvidas, envio de fotos, fale conosco.

Nome

E-mail *

Mensagem *

traduza este blog

terça-feira, 5 de maio de 2015

Tatu: conheça o ¨ rei da armadura ¨.

O tatu é um mamífero conhecido pela sua carapaça ou armadura que recobre o seu corpo. São animais nativos da América do Norte e habitam cerrados, matas, florestas e savanas.
Um dado interessante sobre os tatus é que, além dos humanos, são os únicos animais que contraem a lepra e por isso são usados em estudos da doença.
Seu principal alimento são os insetos, principalmente formigas e cupins. Em uma só noite um tatu pode consumir até 9 mil insetos.
Sua carne é muito apreciada e sua armadura usada na construção de utensílios domésticos. Como resultado disso, temos um grande desequilíbrio ecológico, pois um tatu morto significa mais cupins e formigas na natureza.
Os tatus mais conhecidos são o Bola, o Galinha, o Canastra, o Tatu-de-rabo-mole e o Tatupeba.
São encontrados tatus da Argentina até o continente americano. Sua armadura é formada por placas ósseas e seus dedos são garras usadas para escavar tocas onde vivem. Não enxergam muito mas possuem olfato e audição bem desenvolvidos. Seus hábitos são noturnos e além de insetos são capazes de se alimentar de cobras, plantas e até carne em decomposição.
É o único mamífero em que todos os seus filhotes ( de uma ninhada ) são gêmeos e de mesmo sexo. São descendentes de uma família surgida há milhões de anos e não conseguem sobreviver em ambientes de muito frio. Debaixo da terra, consegue prender a respiração por até 6 minutos.
A caça desenfreada e a destruição do seu habitat natural puseram o tatu em risco de extinção.


imagens-ilustrativas-do-tatu-bola.










imagens-ilustrativas-do-tatu-galinha.






imagens-ilustrativas-do-tatu-canastra.








imagens-ilustrativas-do-tatu-de-rabo-mole.





 imagens-ilustrativas-do-tatupeba.












texto escrito pelo autor do blog.
fotos copiadas da net.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTE AQUI UMA MENSAGEM.