Seguidores e Leitores deste Blog

contato, dúvidas, envio de fotos, fale conosco.

Nome

E-mail *

Mensagem *

traduza este blog

segunda-feira, 1 de junho de 2015

Lhama: conheça características, habitat, comportamento, alimentação e reprodução deste ¨primo ¨ dos camelos.

As Lhamas são parentes distantes dos Camelos, sendo mamíferos muito antigos, domesticados pelos Incas e usados por estes como animais de transporte. Hoje já não são mais encontrados Lhamas selvagens.
As características deste Ruminantes são seu pescoço longo, pelagem longa e fina, cabeça oval, andar lento, altura que pode chegar a 1,7 metros, comprimento entre 1,5 e 2,5 metros e peso de até 150 kg. Esses animais habitam ao longo da Cordilheira dos Andes, lugares frios. Sua pelagem densa o ajuda a se proteger das temperaturas baixas e de se ferir nas montanhas.
Embora tenham o passo lento e calmo, as Lhamas  tem um comportamento  irritado quando molestado: cospem na direção de quem os irrita.
São conhecidas duas variedades de Lhamas: uma que apresenta pouco pelo,  chamada de Qara e outra que apresenta mais pelo, a Chaku.
Hoje em dia as Lhamas criadas em cativeiro são aproveitadas para a produção de carne, couro e lã. A lã é retirada mais das fêmeas, uma vez ao ano e utilizadas na produção de tecidos. São ótimos animais de carga por serem bem adaptados as grandes altitudes e carregarem bastante peso. Alguns animais são usados como animais de companhia.
A alimentação de uma Lhama é basicamente formada de capim e matos, e sua expectativa de vida gira em torno de 24 anos.A gestação da fêmea durá cerca de 11 meses e o filhote ao nascer pesa cerca de 10 kg.


imagens-ilustrativas-de-lhamas.


































clique no link abaixo e assista as Lhamas irritadas.





texto escrito pelo autor do blog.
imagens copiadas da net.
vídeo compartilhado do you tube.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTE AQUI UMA MENSAGEM.