Seguidores e Leitores deste Blog

contato, dúvidas, envio de fotos, fale conosco.

Nome

E-mail *

Mensagem *

traduza este blog

quinta-feira, 23 de julho de 2015

Sagui: conheça o habitat, características, alimentação, comportamento e reprodução deste pequenino primata.

Os Saguis são ágeis e inteligentes primatas silvestres, o segundo menor primata conhecido da América do Sul. Habitam as florestas de países da América do Sul e Central, mas também se adaptaram muito bem em outras regiões de árvores baixas. São conhecidas 35 espécies de Saguis e só o Brasil abriga 25 destas espécies.
As principais características deste pequeno macaquinho são as garras para escalar árvores e pedras altas, comprimento variando entre 10 e 20 cm, sendo que o Sagui Leãozinho mede cerca de 11 cm, peso de no máximo 500 gramas, cores variando entre o marrom, o negro e o cinza e uma pequena juba parecendo a de um Leão macho. Sua cauda é longa em relação ao seu corpo e só serve para equilibrar o animal, não sendo usada para se pendurar em galhos, como fazem alguns primatas.
Seu comportamento e mais diurno do que noturno. Vivem nas copas das árvores e só descem ao solo para se alimentar e beber água. Se apoiam nas 4 patas, vivem em grupos comandados por um casal, não mudam de parceiros e ao macho cabe a proteção do bando, mas as fêmeas é quem comem primeiro. Quando estranhos se aproximam, reagem de duas maneiras distintas: mostram a bunda, levantando o rabo ou emitem estridentes guinchos. Em contato com humanos gostam de mexer nos cabelos destes, mas como animais selvagens que são, de repente podem morder sem nenhuma razão.
Na natureza podem viver por até 10 anos e no cativeiro 18. A maior ameaça a existência dessas lindas criaturas, como não podia deixar de ser, vêm do contato com os humanos. Doenças humanas são facilmente transmitidas para os Saguis, levando-os à morte. Além disso, são por demais caçados por foras-da-lei que os vendem para colecionadores e cativeiros que trabalham de forma ilegal na aquisição de animais.
Os Saguis na natureza se alimentam  de sementes, frutos, flores, mel, pequenos animais, lagartos, anfíbios e sumos de árvores.
No período reprodutivo o casal se isola dos outros e gesta seus filhotes de 130 até 170 dias, nascendo entre 1 a 3 crias. Depois do parto, dois dias depois ela já poderá cruzar novamente. Os pais os ensinam a comer e a procurar alimentos.
A caça, comercialização e manutenção dos Saguis como animal doméstico é crime regido por lei ambiental. Mas como aqui no Brasil leis são feitas para serem descumpridas, ainda é abundante o tráfico deste pequeno animal.


imagens-ilustrativas-de-várias-espécies-de-saguis.





































no link abaixo assista a uma família de saguis na natureza.






texto escrito pelo autor do blog.

fotos copiadas da net.

vídeo compartilhado do you tube.











Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTE AQUI UMA MENSAGEM.