Seguidores e Leitores deste Blog

contato, dúvidas, envio de fotos, fale conosco.

Nome

E-mail *

Mensagem *

traduza este blog

quarta-feira, 29 de julho de 2015

Titanus Giganteus: conheça o habitat, características, alimentação e reprodução do maior besouro do Planeta.

Ele é um inseto enorme. É o maior entre todos os besouros do Planeta. O Titanus Giganteus pode medir até 20 cm, sem contar seus enormes chifres. Suas mandíbulas são extremamente fortes, perfuram e cortam grossos galhos com facilidade.
O Titanus habita florestas tropicais da América do Sul, como norte do Brasil, Guianas, Equador, Peru e Colômbia.
Apesar do enorme tamanho, o Titanus é considerado inofensivo com os humanos, sendo que muita gente pega esses insetos com as mãos.
Vivem no solo , por debaixo de madeiras em decomposição. Seu tamanho os impedem de decolar do solo e eles precisam então subir nas árvores e se lançar de um galho para outro, alçando voo.
As fêmeas do Titanus, menores em tamanho em relação aos machos, raramente são vistas pois passam todo o seu tempo debaixo das madeiras e esperando o aparecimento de um macho para fertilizar os ovos que ela deposita. A reprodução destes insetos ocorre nas épocas quente e úmidas do ano e os besouros nascidos dos ovos fecundados, passam uma parte em estado de larva e outra de pupa, até se tornarem os gigantes.
Os besouros Titanus machos, quando adultos, quase não comem nada e gastam todas as suas reservas de energia buscando uma parceira para reproduzir-se e isto dura algumas semanas.
Apesar de ser considerado inofensivo, o Titanus pode morder quem o incomodar. Exemplares deste besouro pode valer muito dinheiro no comércio negro de animais, infelizmente.


imagens-ilustrativas-do-besouro-titanus-giganteus.



















no link abaixo assista a mais explicações sobre o besouro gigante.






texto escrito pelo autor do blog.

fotos copiadas da net.

vídeo compartilhado do you tube.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTE AQUI UMA MENSAGEM.