Seguidores e Leitores deste Blog

contato, dúvidas, envio de fotos, fale conosco.

Nome

E-mail *

Mensagem *

traduza este blog

terça-feira, 14 de julho de 2015

Tubarão Galha Branca Oceânico: habitat, características, comportamento, reprodução e alimentação deste terrível predador.

Este Tubarão é um dos maiores predadores do mundo. O oceanógrafo Jacques Costeau o rotulou como o mais perigoso entre todas as espécies de tubarões. Existem relatos de ataques do Galha Branca a vítimas de acidentes com barcos e até aeronaves em alto mar.
Habitam as águas quentes dos Oceanos Índico, Pacífico e Atlântico e é um animal comum no Brasil. Entre todas as espécies de tubarões é um dos mais numerosos.
Sua característica principal é a parte branca de seu rosto, que lha valeu o nome. Dependendo do local onde viva, sua parte dorsal varia do cinza ao marrom. É um animal grande, podendo chegar aos 4 mts de comprimento, com cerca de 170 kg. Suas mandíbulas são extremamente fortes e os dentes superiores são triangulares e serrilhados e os inferiores pontiagudos.
Seu comportamento até é considerado calmo, pois em contato com o homem, demonstra indiferença. Seu modo de nadar é lento, é um tubarão solitário e só é encontrado em grupos quando existe fartura de alimento. No oceano Pacífico é comum encontrar Galhas Brancas próximo de Baleias, pois estas são ótimas localizadoras de cardumes de peixes e lulas.
O perigo do Tubarão Galha Branca é a sua fome. Na falta do que comer, carniça e até lixo podem ser devorados. Eles não perdem oportunidade quando uma refeição lhe surge na frente.
Se alimentam de peixes, arraias, tartarugas, aves, lulas, carniças, lixo e humanos. Conta-se uma história que durante a Segunda Guerra Mundial um navio afundado pelos Alemães na costa Africana, com 1.000 tripulantes a bordo, teve apenas 192 sobreviventes. Estes sobreviventes contam que os Galhas Brancas devoraram os restantes.
A reprodução do Tubarão Galha Branca Oceânico ocorre nos Oceanos Índico e Atlântico e no verão. A fêmea desenvolve dentro do seu corpo os embriões, cerca de 15 e estes já nascem vivos depois de de 1 ano de gestação.
São animais que correm risco de extinção pela pesca predatória humana, que aproveita o lento crescimento dos tubarões para capturá-los ainda jovens.


imagens-ilustrativas-do-tubarão-galha-branca-oceânico.

















texto escrito pelo autor do blog.

fotos copiadas da net.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTE AQUI UMA MENSAGEM.