Seguidores e Leitores deste Blog

contato, dúvidas, envio de fotos, fale conosco.

Nome

E-mail *

Mensagem *

traduza este blog

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Formiga-Panda: habitat, características, curiosidades, alimentação e reprodução desta ¨formiga ¨ que não é uma formiga.

A Formiga-Panda ou Formiga de Veludo na verdade é uma Vespa. Receberam o apelido de formiga pelo fato das fêmeas parecerem com formigas. São insetos que possuem o corpo peludo e com diversas colorações, sendo que às de cores branca e negro deram origem ao nome de Formiga-Panda.
Nesta espécie de vespa os machos possuem asas e as fêmeas não, e são tão diferentes um do outro que não parecem de uma mesma espécie.  As Formigas-Panda habitam quase que por todo o mundo, em especial áreas arenosas e desertos.
Aqui não são encontrados nem rainhas e nem operárias como nas formigas verdadeiras: São vespas de corpo extremamente duro, difíceis de serem perfurados. Sua picada é muito dolorosa e com algumas picadas, podem abater animais muito maiores do que elas, sendo que somente a fêmea pode picar por apresentar um órgão sexual modificado, longo e maleável.
A Formiga-Panda prefere a parte da noite para suas atividades, mas isso não a impede de se aventurar durante o dia. Se alimentam de néctar.
Durante o acasalamento o macho localiza, voando, uma fêmea e a leva em suas costas enquanto copulam. Ela depois, irá procurar um ninho de um inseto, e se neste tiver ovos ou pupa deste inseto, ela fará a postura de ovos bem ao lado, para que quando seus ovos se abram, as larvas da Formiga-Panda tenham alimento, consumindo os indefesos que ali se encontram.


imagens-ilustrativas-relacionadas-com-a-formiga-panda-ou-formiga-de-veludo.





























texto escrito pelo autor do blog.

fotos copiadas da net.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTE AQUI UMA MENSAGEM.