Seguidores e Leitores deste Blog

contato, dúvidas, envio de fotos, fale conosco.

Nome

E-mail *

Mensagem *

traduza este blog

segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Jupará: tenha mais informações sobre habitat, comportamento, características, alimentação e reprodução deste primo dos Quatis.

O Jupará é um mamífero encontrado em uma extensa região que vai do México até o Nordeste brasileiro e, principalmente na Amazônia. Vivem na copa de árvores com mais de 20 metros de altura, em florestas e matas, incluindo o cerrado. São animais de hábitos noturnos, primos dos Quatis, mas que difere destes por ter uma cauda que utiliza na ajuda de sua locomoção. Possuem cerca de 60 centímetros de comprimento, coloração marrom-avermelhada ou amarelada, peso de até 3 kg, língua fina e longa. Os machos são maiores que as fêmeas, dormem sobre as árvores durante o dia e a noite pulam de árvore para árvore em busca de alimentos.
Demarcam seus territórios e não saem deles. Alimentam-se de frutas, mel, insetos, larvas, folhas, vegetais, ovos e até carne.
Com 1 ano e meio um macho já esta pronto para se reproduzir e a fêmea com 2 anos. Nascem por vez entre 2 e 4 filhotes, geralmente nos meses de Janeiro, Fevereiro, Agosto e Setembro e o período de gestação durá até 120 dias.
No cativeiro chegam a viver por até 30 anos e não se encontra ameaçado de extinção, embora seja caçado para alimentação e uso de sua pele.


imagens-ilustrativas-relacionadas-ao-jupará.




















texto escrito pelo autor do blog.

fotos copiadas da net.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTE AQUI UMA MENSAGEM.