Seguidores e Leitores deste Blog

contato, dúvidas, envio de fotos, fale conosco.

Nome

E-mail *

Mensagem *

traduza este blog

quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Poraquê: conheça o habitat, características e curiosidade deste peixe que pode matar com uma descarga elétrica.

Existem no planeta alguns peixes que produzem descargas elétricas no seu corpo. Os mais conhecidos são uma espécie de arraia, encontrada nos mares tropicais, no Rio Nilo uma espécie de bagre-elétrico e o Poraquê, peixe que pode medir 3 metros de comprimento e pesar até 30 kgs.
O Poraquê habita rios da Bacia Amazônica, Rondônia e Mato Grosso, mas também é encontrado em quase toda a América do Sul. Seu nome vem da língua tupi e significa o que entorpece ou o que faz dormir.
O Poraquê apresenta uma coloração escura e com manchas amarelas, vermelhas ou brancas.Seu corpo é longo e ele necessita subir a superfície para respirar.
Para se defender e capturar presas ele utiliza uma forte descarga elétrica, que pode chegar a até 1.500 volts, suficiente para matar um cavalo. A tensão da descarga vai depender da ameaça ou tamanho de uma possível presa.
Essas descargas elétricas são produzidas por células musculares encontradas na cauda do peixe. Essas células são denominadas mioeletroplacas e variam conforme o tamanho do peixe. Essas células funcionam quando o Poraquê se excita na captura de uma presa ou em defesa própria. A maior parte desta energia fica no ambiente onde ele se encontra e não o afeta por ele possuir isolamento para se proteger da própria descarga. O maior perigo é quando ele toca a vítima ao mesmo tempo com a parte da frente do corpo e com a parte do rabo. Aí, a vítima receberá uma descarga elétrica enorme que pode matar. O choque faz com que a vítima perca o controle de seus movimentos, danifica os órgãos internos e para o coração.
Dizem ser um peixe gostoso para se comer.


imagens-ilustrativas-referentes-ao-peixe-poraquê.




















no link abaixo assista a mais explicações sobre o poraquê.




no link abaixo assista ao que acontece com um jacaré que ataca o poraquê.







texto escrito pelo autor do blog.

fotos copiadas da net.

vídeos compartilhados do you tube.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTE AQUI UMA MENSAGEM.