Seguidores e Leitores deste Blog

contato, dúvidas, envio de fotos, fale conosco.

Nome

E-mail *

Mensagem *

traduza este blog

quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Urutau: conheça mais um pouco desta ave ¨fantasma¨.

O Urutau é uma ave de rapina tida como ave-fantasma para muitos e mais um animal cercado de crendices populares. São aves que chegam a medir 40 cm de comprimento e peso de até 200 gramas, sendo os machos maiores e mais pesados que as fêmeas. 
Habitam o entorno de florestas, campos e cerrados da Costa Rica até a Argentina. No Brasil são conhecidas 5 espécies desta ave. São animais antigos e raros, sendo que um fóssil de seu ancestral datado do período Pleistoceno, foi encontrado em Minas Gerais.
Seus hábitos são noturnos e durante o dia faz jus ao seu apelido de ave-fantasma: permanece totalmente imóvel sobre um tronco, um galho e até mesmo sobre uma cerca, usando sua plumagem para confundir possíveis predadores. É muito difícil de se saber onde ele se esconde. Sua cabeça é chata, olhos grandes, cor parda com riscas em tons marrons, uma plumagem que junto de sua imobilidade protege-o de olhos indesejados e ao mesmo tempo ajuda-o na caça de suas presas.
De noite emite um canto que parece um lamento humano. Lendas se criaram em torno de seu canto, sendo que uns acham que seu canto é o de uma mulher que perdera seu amor e outros dizem que se trata de um aviso da morte de alguém.
Sua alimentação basicamente é feita de insetos, morcegos, lagartos e outros pequenos pássaros.
Apesar de possuir grandes olhos, o Urutau não é um parente das corujas e só se reproduz nos meses mais quentes, colocando apenas 1 ovo por vez que é chocado pelo macho. Não há a construção de um ninho para isso: usam buracos sobre os galhos e o filhote fica sob a proteção da mãe que usa sua camuflagem para escondê-lo.


imagens-ilustrativas-relacionadas-a-ave-urutau.





















no link abaixo assista a uma fêmea protegendo seu filhote.



no link abaixo assista a camuflagem e o canto do urutau.






texto escrito pelo autor do blog.

fotos copiadas da net.

vídeos compartilhados do you tube.

Um comentário:

  1. Estou com uma ave que caiu de uma árvore acredito que seja igual a essa aí alguma pode ajuda lá sou de sbc

    ResponderExcluir

POSTE AQUI UMA MENSAGEM.