Seguidores e Leitores deste Blog

contato, dúvidas, envio de fotos, fale conosco.

Nome

E-mail *

Mensagem *

traduza este blog

terça-feira, 17 de novembro de 2015

Desastre Ambiental em Mariana: o mais do mesmo.

Como notícia do momento, junto com os atentados na França, o rompimento de duas barragens em Mariana, Minas Gerais, acontecido no último dia 5, acarretou a morte de diversas pessoas e animais.
Estas barragens armazenavam rejeitos da produção de minério de ferro. Segundo a empresa responsável pela exploração do minério,a SAMARCO, os rejeitos são compostos, em sua maior parte, por areia e não apresenta elementos químicos (?). Segundo o IBAMA, além de areia, na lama também é encontrado óxido de ferro.
Tive de fazer um curso de mineração para entender um pouco do assunto e cheguei à seguinte conclusão: extraem o minério lavando-o com água e guardam essa água suja e poluída nestas barragens para posterior re-uso, já que não poderiam devolve-lá à Natureza...Coisa simples! Começaram nisso em 1977, guardando, guardando, guardando...
Seria inteligente pensar que um dia esse volume de lama ria exceder da capacidade das barragens...
No dia 5 último, a barragem do Fundão se rompeu. Mas foi pouca coisa, algo em torno de 50 milhões de metros cúbicos de lama, que arrastou tudo em seu caminho. O Subdistrito de Bento Gonçalves, em Mariana foi totalmente tomado pela lama. Pessoas só tiveram tempo de abandonar suas casas e fugir para locais mais altos, e isso foi no último minuto do segundo tempo, pois NENHUM sinal de alerta foi dado. A SAMARCO, posteriormente disse que avisou aos moradores por ¨telefone ¨. Se não fosse um caso tão triste eu estaria rindo.
Impressiona-me a agilidade do Governador mineiro, que no mesmo dia do fato acontecido, isentou a SAMARCO de qualquer responsabilidade nos rompimentos!  Governador! Claro que Eles não são responsáveis! Quem manda o povo ficar na reta da lama?
Agora, dias passados, a lama tomou rios ao longo do trajeto e já chegou ao estado do Espírito Santo.
Os maravilhosos políticos deste belo País se amontoam em frente a mídia televisiva prometendo mil e uma maravilhas para ajudar o povo atingido e ajuda de todo tipo...como fizeram em Bento Gonçalves, Petrópolis,...
O que este Blog que fala sobre animais tem com esse acidente? Acho que nada! 









































texto escrito pelo autor do blog.

fotos copiadas da net.

vídeos compartilhados do you tube.














Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTE AQUI UMA MENSAGEM.