Seguidores e Leitores deste Blog

contato, dúvidas, envio de fotos, fale conosco.

Nome

E-mail *

Mensagem *

traduza este blog

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Sagui Cabeça de Algodão: conheça este raro primata.

Seu nome deriva dos tufos de pelos brancos que apresentam do topo da cabeça até o pescoço. O Sagui Cabeça de Algodão é um dos menores primatas do mundo, medindo cerca de 26 centímetros de comprimento mais uma cauda que mede entre 30 e 40 centímetros. O peso deste macaquinho não passa do 500 gramas. Macho e fêmea apresentam mesmo peso e tamanho.
Só são encontrados em uma pequena área da Colômbia, onde habitam as florestas. Vivem em grupos de no máximo 13 indivíduos, são sociáveis e existe uma clara hierarquia de dominância, onde um casal apenas pode se reproduzir dentro do grupo. Esta fêmea dominante é quem comanda o bando. Os outros ajudam nos cuidados de criação dos filhos do casal dominante. Para não deixar que as outras fêmeas do grupo se reproduzam, a dominante produz feromônios que vai inibir o comportamento sexual das outras. Estas fêmeas subordinadas só irão se reproduzir se um macho de outro grupo entrar neste bando.
Os hábitos desses animais são diurnos e a comunicação entre eles é sofisticada. O Sagui Cabeça de Algodão foi uma das espécies mais perseguidas e usadas para experimentos médicos. Estima-se que cerca de 40 mil animais tenham sido usados com este propósito. Somente em 1976 criou-se leis para dar fim a esta barbaridade e mesmo assim hoje ele ainda esta em situação crítica. Apenas 6 mil Saguis estão em liberdade.
Se alimentam de frutas, folhas, insetos, néctar e seiva de plantas. Passam o dia catando comida e ao se por o sol se agrupam no topo das árvores e de lá tomam conta dos seus principais predadores que são cobras, aves de rapinas e felinos. São macacos que podem viver por até 13 anos.


imagens-ilustrativas-relacionadas-com-o-sagui-cabeça-de-algodão.























no link abaixo conheça mais sobre este belo animal.







texto escrito pelo autor do blog.

fotos copiadas da net.

vídeo compartilhado do you tube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTE AQUI UMA MENSAGEM.