Seguidores e Leitores deste Blog

contato, dúvidas, envio de fotos, fale conosco.

Nome

E-mail *

Mensagem *

traduza este blog

quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Besouro-Bombardeiro: conheça este curioso inseto que peida!

Também conhecido pelo nome de Besouro-Artilheiro, o Bombardeiro é uma das várias espécies de besouros existentes e cuja defesa contra os inimigos é bem curiosa.
Esse inseto vive a maior parte de sua vida escondendo-se entre raízes ou debaixo de pedras. Os Besouros-Bombardeiros se alimentam de outros insetos que tenham o corpo mole. Raramente são vistos na superfície e mesmo quando  são encontrados são confundidos com outras espécies de besouros.
A maior curiosidade deste inseto está em sua defesa; ele produz dentro de seu corpo um jato quente para repelir seus inimigos. Dentro do abdômen dele existem duas bolças que produzem substâncias químicas que ao se misturarem vão explodir em temperatura próxima dos 100º  Celcius. O Peróxido de Hidrogênio e a Hidroquinona, quando mantidos separadas, não acarretam nada.Mas quando há necessidade de se defender, o Bombardeiro mistura essas substâncias dentro de uma cavidade de seu corpo. Cavidade esta revestida de amianto que impede que o corpo do inseto exploda na hora que ele expele a mistura para fora. A substância ejetada no inimigo sai de seu corpo em forma de pequenas gotas não contínuas, pois se esta substância fosse em forma de jato, o besouro explodiria junto com sua descarga.


imagens-ilustrativas-relacionadas-ao-besouro-bombardeiro.






















no link abaixo assista ao peidão em ação.









texto escrito pelo autor do blog.

fotos copiadas da net.

vídeo compartilhado do you tube.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTE AQUI UMA MENSAGEM.