Seguidores e Leitores deste Blog

contato, dúvidas, envio de fotos, fale conosco.

Nome

E-mail *

Mensagem *

traduza este blog

quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Tigre-da-Tasmânia: conheça este animal dizimado pela sandice humana.

O Tigre-da-Tasmânia ou Lobo-da-Tasmânia foi um carnívoro marsupial nativo da Austrália e da Nova Guiné, extinto no século XX. Conseguiram sobreviver na ilha da Tasmânia, mas a caça intensa por o considerarem uma ameaça aos rebanhos e até mesmo às pessoas, doenças e a invasão humana ao seu habitat, levaram esse animal ao final de seus dias.
O último indivíduo morreu em um Zoo em 1936. O Tigre-da-Tasmânia tinha semelhanças com os cães, mas se diferenciavam destes por possuirem listras nas costas. Quando ainda jovem, estas listras eram mais intensas, diminuindo com a idade. Um Tigre adulto media cerca de 1,30 metros de comprimento, mais uma cauda de 60 centímetros. Pesavam até 30 kg e os machos eram maiores do que as fêmeas. A fêmea possuía um marsúpio nas costas, ao contrário dos Cangurus. Sua boca era impressionante, pois possuía 46 dentes e abriam até 120°. As patas traseiras eram ligeiramente maiores do que as dianteiras e tinham 5 dedos ao contrário das dianteiras que tinham 4. Suas garras não eram retráteis como dos felinos. Corriam em baixas velocidades e até saltavam como os Cangurus.
Grande parte dos estudos feitos com o Tigre-da-Tasmânia foram feitas com animais em cativeiro, mas em seu habitat natural, pouco se conhece deste animal.
Quem conseguiu vê-los enquanto o perseguiam, dizem ser ele um animal reservado que evitava a presença de humanos.
A reprodução do Tigre-da-Tasmânia não foi estudada em seu habitat, mas um exemplar deu à luz apenas uma vez em um Zoo.
Eram animais carnívoros, predadores. Atacavam ferozmente o pescoço de suas vítimas, dilacerando-o. Diziam até que eles sugavam o sangue das presas. Recompensas eram dadas para quem matasse exemplares do animal. O próprio governo da Tasmânia chegou a pagar mais de 2.100 recompensas por animais mortos, números que muitos acham bem abaixo do que realmente aconteceu.
O animal se tornou raro na natureza e depois alguns ¨ esforços ¨ foram feitos para salvá-los, um pouco tarde demais! Hoje, no dia 7 de Setembro, na Austrália  se comemora a morte do último Tigre-da-Tasmânia morto, sendo este dia chamado de Dia Nacional das Espécies Ameaçadas.
Hoje em dia são conhecidos relatos de pessoas que dizem ter visto este Tigre em várias regiões. 1998, 1982, 1995, 1997...2005, entre outros, foram anos que dizem ter ocorrido contato humano com Tigres-da-Tasmânia...Foi até oferecida uma recompensa de 100 mil dólares para quem apresenta-se provas concretas desses contatos, sendo que afirmam que esta recompensa foi paga.
No ano de 1999 se iniciou um projeto de clonagem para restaurar o animal à natureza, mas não se tem notícia de sucesso.
Hoje o Tigre-da-Tasmânia faz sucesso em desenhos animados, pinturas, escudos e até em livros. Infelizmente, se o homem não fosse tão sádico, hoje estás coisas seriam feitas em cima de um animal vivo.

imagens-ilustrativas-relacionadas-ao-tigre-da-tasmânia.



















no link abaixo assista a um raro filme de um tigre em cativeiro.








texto escrito pelo autor do blog.

fotos copiadas da net.

vídeo compartilhado do you tube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTE AQUI UMA MENSAGEM.